Polícia Penal do Ceará e servidores recebem homenagem em sessão solene na Alece
Por Ariadne Sousa08/09/2025 18:44 | Atualizado há 6 horas
Compartilhe esta notícia:

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realizou, nesta segunda-feira (08/09), sessão solene conjunta em comemoração ao aniversário de fundação da Polícia Penal do Ceará e em homenagem à primeira turma concursada da Instituição.
Na ocasião, o deputado Sargento Reginauro (União), solicitante da cerimônia, destacou que o sistema prisional avançou nos últimos anos, mas que existem demandas que precisam ser atendidas. “Essa categoria precisa ser vista, lembrada e valorizada sempre”, defendeu.
%20.jpg)
Deputado Sargento Reginauro (União) - Foto: Marcos Moura / Alece
Segundo o parlamentar, ele é o único deputado estadual do Ceará oriundo das forças de segurança pública na atual Legislatura, e, por isso, coloca as pautas advindas dos trabalhadores das polícias como prioridade da atuação dele na Alece. “Aqui eu tenho tentado, ao máximo, emprestar minha voz, o meu trabalho como deputado de oposição”, comentou.
Representando o Governo do Estado, o titular da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), Mauro Albuquerque, parabenizou os colaboradores da Polícia Penal e ressaltou que a história de cada um é importante. Além disso, frisou o quanto os policiais enfrentam desafios no dia a dia, como assédio e ameaças do crime organizado.
%20.jpg)
Secretário da Administração Penitenciária (SAP), Mauro Albuquerque - Foto: Marcos Moura / Alece
“Aqui, quando eu cheguei em 2016, não tinha estrutura nenhuma, o maior pedido era ter uma arma, imagina uma pessoa que representa defesa do Estado que não tem uma arma para sua autodefesa, como é que vai defender os interesses do Estado? Não tinha uma estrutura, não tinha uma viatura”, relembrou Mauro Albuquerque.
“O policial tem que ser honrado, tem que ser respeitado, tem que ser reconhecido e é isso que a gente tem tentado fazer nesses seis anos, com todas as dificuldades, então continuem nessa garra, continuem motivados, continuem vencendo as frustrações”, finalizou o secretário.
O vereador de Fortaleza Soldado Noélio lembrou que a defesa da melhoria da estrutura dos presídios do Ceará faz parte da trajetória política dele. “Em 2016, visitando algumas unidades, pude presenciar presídios totalmente destruídos, sem condições de trabalho, faltava armamento, faltava equipamento, faltava até uniforme”, relatou.
Para ele, a situação atual não é a ideal, mas já melhorou bastante. “A evolução que houve no sistema penal, a grande parcela de contribuição foi dada pelo trabalhador, pela força da união e pela coragem de profissionais que têm coragem não só de lutar contra o crime organizado, mas também de lutar por dignidade”, asseverou Soldado Noelio.
%20.jpg)
Policial penal Edna Francisca do Nascimento - Foto: Marcos Moura / Alece
Na tribuna, a policial homenageada Edna Francisca do Nascimento comentou sobre os obstáculos superados pela turma de servidores aprovados no concurso público em 1994 para lotação no sistema prisional, da qual faz parte. “Enfrentamos esses 30 longos anos, três décadas de muito trabalho, e hoje podemos dizer que estamos em uma nova etapa da Polícia Penal, porque temos uma reestruturação, temos armamento, temos EPIs, temos uma Polícia Penal valorizada, aguerrida, organizada, estruturada e muito combativa”, declarou.
O rol de homenageados contou também com Adriano Reinaldo dos Santos (in memoriam); José Wendesom Rodrigues de Lima (in memoriam); Adriano Rodrigues da Silva; José Gerardo Gomes Portela; Francisco Pereira Neto; Lucimeyre Souza Leão; Maria de Lourdes Portela; Carlos Antônio Cavalcante; José Ivani Soares; José Eduardo Antunes de Souza; Roberio Belem de Lima; Cleiton Luna Oliveira; Leandro Mota Monteiro; Agnele da Silva Oliveira; Carlos Vinicius Medeiros; Augusto César Coutinho; Sara Regina Alexandre; Maria do Socorro de Oliveira; e Carlos Alexandre Leite.
Além dos que se manifestaram na sessão, a mesa da cerimônia contou com a presença do presidente da Associação dos Profissionais da Segurança, Cleyber Araújo.
Confira a íntegra da sessão solene:
Edição: Geimison Maia
Veja também

Contribuição do Conservatório Alberto Nepomuceno para a cultura cearense é valorizada em sessão solene
Autor: Juliana Melo
Seminário Regional das Escolas Legislativas do Ceará é destaque no Alô Alece desta terça
Autor: Wanessa Tavares