Notícias

Importância de profissionais nutricionistas é destaque em sessão solene na Alece

Por Pedro Emmanuel Goes
09/09/2025 18:40 | Atualizado há 7 horas

Compartilhe esta notícia:

Sessão solene foi realizada no Plenário 13 de Maio - Foto: Marcos Moura / Alece

O Dia do Nutricionista, celebrado em 31 de agosto, foi comemorado na noite desta terça-feira (09/09), pela Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), em sessão solene no Plenário 13 de Maio requerida pelos deputados Simão Pedro (PSD), Heitor Férrer (União), Keivia Dias (PSD) e De Assis Diniz (PT). Na ocasião, foi exaltada a importância do profissional nutricionista para a segurança alimentar da população, assim como a participação dos nutricionistas na campanha Ceará sem Fome. 

O deputado Heitor Férrer (União), que presidiu a sessão, ressaltou a importância dos profissionais, não apenas em garantir uma alimentação de qualidade, mas na contenção de doenças crônicas que atingem boa parte da população brasileira. “Eles fazem escolhas alimentares que reduzem os riscos de doenças como obesidade, diabetes, doenças vasculares e outras, tendo em vista sexo, idade, condições de saúde, hábitos e cultura”, observou.

Deputado Heitor Férrer - Foto: Marcos Moura / Alece

Ele também destacou o papel de acompanhamento que os profissionais fazem com crianças, gestantes e idosos, “condições em que a qualidade alimentar é imprescindível para manutenção e pleno desenvolvimento da saúde”. 

Durante a cerimônia, 19 nutricionistas cearenses, entre profissionais ativos, palestrantes e outros, foram homenageados.

Em nome dos homenageados, o diretor-tesoureiro do Conselho Regional de Nutrição da 11ª Região, Antonio Rangel Filho, reafirmou o compromisso da categoria com a saúde, qualidade de vida e alimentar da população. Para ele, “ser nutricionista é compreender que alimentação é mais que nutrientes, é cultura, cuidado, direito e também estar presente em equipes multidisciplinares construindo pontes entre ciência, prática e humanização”.

Diretor-tesoureiro do Conselho Regional de Nutrição da 11ª Região, Antonio Rangel Filho - Foto: Marcos Moura / Alece

Antonio Rangel também mencionou a constante luta da categoria por condições justas de trabalho, valorização profissional e segurança alimentar para todos. 

Representando a Secretaria da Proteção Social do Estado, o secretário da Infância, Família e Combate à Fome da pasta, Caio Cavalcante, falou sobre a participação dos profissionais na Campanha Ceará Sem Fome. “É uma participação ativa, hoje temos cerca de 1.300 cozinhas solidárias cobrindo todo o Estado, alimentando milhares de famílias diariamente, e nada disso seria possível sem a participação direta e orientação destes profissionais, portanto, só temos agradecer”, afirmou. 

A solenidade também contou com a presença da orientadora da Célula de Gestão para Resultados da Secretaria da Saúde do Ceará, Adélia Bandeira, e da orientadora da Célula de Nutrição do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS)da Alece, Regina Célia Peixoto. 

Confira a íntegra da sessão solene:

Edição: Geimison Maia

Veja também