Notícias

Regionalização da saúde no Ceará é destaque do Conexão Alece

Por Lincoln Vieira
15/09/2025 11:05 | Atualizado há 2 horas

Compartilhe esta notícia:

A secretária Tânia Mara Coelho e a jornalista Kézya Diniz - Foto: Paulo Rocha

O Conexão Alece, programa multiplataforma da Alece FM, entrevistou, nesta segunda-feira (15/09), a secretária de Saúde do Ceará, Tânia Mara Coelho, que destacou a regionalização de serviços de saúde para o Interior. 

Segundo ela, o desejo do governador Elmano de Freitas, entre outras ações, é fortalecer tratamento de câncer no interior do Estado. Conforme Tânia, quatro serviços de tratamento da doença foram instalados no Ceará. 

“Eu entendo ser o grande legado do governador Elmano. É o que ele mais deseja para não ser necessário à população se deslocar para Fortaleza. Nós abrimos esse serviço no hospital regional em Limoeiro do Norte, em Quixeramobim, no hospital universitário em Fortaleza e, agora, recentemente, em Crateús. Nossa pretensão é expandir mais”, ressaltou. 

A secretária salientou também a descentralização das cirurgias para o interior no intuito de reduzir as filas. Segundo Tânia, o governador investiu mais de R$ 70 milhões para reduzir a espera dos pacientes. “Nós descentralizamos as cirurgias para que todo o interior opere os pacientes. Temos feito um trabalho para andar o mais rápido possível na fila. Recentemente, abrimos no hospital universitário de Fortaleza 30 leitos de ortopedia para fazer cirurgia de alta complexidade e cirurgias de coluna, de quadril e de joelho”, explicou. 

A dirigente destacou ainda a regionalização no atendimento de politraumas. Ela disse que o serviço reduziu o acolhimento no Instituto Doutor José Frota (IJF), em Fortaleza. “Além do serviço de oncologia, nós abrimos também dois serviços de politraumas semelhante aos do IJF nos hospitais regionais de Limoeiro e do Sertão Central. Nessas unidades, nós temos cirurgião vascular, cirurgião bucomaxilofacial, traumatologia geral, e isto já tem impactado no IJF. Os dados já mostram que o pessoal dessa região já não está vindo para o IJF, que é o que a gente quer”, frisou. 

A secretária da Saúde compartilhou ainda o cuidado do Estado com a atenção primária. Conforme Tânia, a pasta criou um projeto chamado "Braços Abertos", em parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde, o Conselho Nacional de Secretários (Conas) e o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (Conasem-CE), que representa os municípios. 

“A atenção primária em saúde é a porta de entrada do cidadão, embora a responsabilidade de manter postos e organizar seja dos municípios. Nós capacitamos os profissionais e criamos um serviço de telemedicina que dá apoio aos municípios, e isso é para fortalecer os nossos profissionais e fazer o paciente não se deslocar para ter o atendimento. É na atenção primária, onde a gente promove saúde e previne doenças”, acentuou.

Assista à entrevista completa no canal da Alece FM no YouTube ou no Alece Play:

Produzido por Kássia Braga e apresentado por Kézya Diniz, o Conexão Alece pode ser acessado no Alece Play. A novidade já pode ser baixada no Google Play, em celulares Android, ou acessada pelo navegador no celular, tablet, computador e smart TV.

O programa vai ao ar às segundas-feiras, na Alece FM e no YouTube, a partir das 8h, com reprises na Alece TV às 20h30. Além disso, fica disponível em formato de podcast nas principais plataformas de áudio: Spotify, Deezer, YouTube Music e Apple Podcasts

Edição: Lusiana Freire

Veja também