Notícias

Alece entrega doações ao Geeon e apoia luta de mulheres contra o câncer

Por Narla Lopes
15/09/2025 13:04 | Atualizado há 2 horas

Compartilhe esta notícia:

- Foto: Pedro Albuquerque

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realizou, na manhã desta segunda-feira (15/09), a entrega das doações de roupas arrecadadas pela campanha “Caminhos da Sustentabilidade: Moda Circular”, promovida na Casa durante o Junho Ambiental. A ação, conduzida pela primeira-dama, Tainah Marinho Aldigueri, beneficiou o Grupo de Educação e Estudos Oncológicos (Geeon), localizado no bairro Bela Vista, em Fortaleza. A instituição sem fins lucrativos oferece atendimento gratuito em mastologia e serviços de diagnóstico do câncer de mama.

A primeira-dama destacou a importância da iniciativa e o impacto na vida das mulheres atendidas. “Estamos entregando as doações ao Geeon, uma casa que cuida, acolhe e salva a vida de tantas mulheres no nosso Estado. Iniciativas como essa vão além da solidariedade: fortalecem nosso compromisso com a saúde feminina”, afirmou.

Ela também agradeceu à equipe da instituição. “Minha gratidão ao doutor Luiz Porto, à equipe do Geeon e a todos que transformam esse trabalho em missão de vida. Agradeço por existirem em nosso caminho e por ajudarem a salvar vidas. Fico muito feliz por reafirmar meu compromisso com a saúde da mulher e por ter parceiros como vocês. Espero que possamos realizar ainda mais ações no futuro, pois ser madrinha dessa causa é uma grande honra”, completou.

Daniele Pimentel, articuladora da Célula de Fomento à Cidadania e ao Empreendedorismo de Impacto Social, explicou a relevância da participação da Alece e dos servidores na campanha. “Hoje estamos aqui entregando as doações para que sejam ofertadas no bazar e se transformem em renda para a instituição”, ressaltou.

Ela destacou a importância da participação dos servidores e agradeceu pelas contribuições. “Quero agradecer a todos os servidores da Alece que doaram roupas, bolsas e sapatos. A solidariedade de cada um faz a diferença, e esperamos continuar contando com esse apoio em futuras campanhas”, ressaltou.

O fundador do Geeon, o médico oncologista Luiz Porto, destacou o impacto das doações. “Somos uma entidade beneficente, temos poucos recursos e realizamos um trabalho muito importante para a comunidade feminina. Qualquer ajuda, como esta, que possibilita fazer um bazar e arrecadar recursos, é muito bem-vinda. Em outubro, durante o Outubro Rosa, será realizado o bazar, que deve gerar recursos significativos para a instituição. Hoje, somos o maior centro de diagnóstico do câncer de mama no Ceará”, explicou.

SINO DA VITÓRIA

Durante a visita, também foi realizada a cerimônia em que as pacientes curadas tocam o Sino da Vitória, gesto que simboliza a superação e a vitória na luta contra o câncer. Na ocasião, Daniele Pimentel compartilhou sua história de luta e recuperação.

“Eu já havia feito alguns exames e, ao chegar aqui, percebi que algo estava errado. Falei com o doutor Porto, e ele confirmou minhas suspeitas. Fiz a biópsia, a cirurgia, a quimioterapia e a radioterapia. Graças a Deus, estou curada. O doutor Porto e sua equipe são referências no Estado; ele dedica a vida a salvar outras vidas. Hoje venho celebrar minha vitória e mostrar que é possível vencer o câncer”, contou.

Foto: Pedro Albuquerque

Outra paciente, Heloísa Helena Nogueira Catunda, professora que descobriu o câncer aos 50 anos, também destacou a importância do atendimento e das doações. “Cheguei com um câncer muito agressivo e fui muito bem acolhida. Os exames e consultas só são possíveis graças às doações. Esse espaço foi fundamental na minha recuperação, e o cuidado continua até hoje”, concluiu.

SOBRE O GEEON

O Grupo de Educação e Estudos Oncológicos (Geeon) é uma instituição sem fins lucrativos que atende mais de 1.500 mulheres por mês no Ceará. A unidade oferece atendimento gratuito em mastologia e é credenciada pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca) como Serviço de Diagnóstico Ambulatorial de Câncer de Mama, atuando diretamente no rastreamento e tratamento da doença.

Endereço: Rua Papi Júnior, 1.511 – Bela Vista, Fortaleza. 

Edição: Lusiana Freire

Veja também