Alece comemora 26 anos do Cotam e debate importância e valorização da corporação
Por Pedro Emmanuel Goes17/09/2025 18:45 | Atualizado há 2 horas
Compartilhe esta notícia:

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realizou, nesta quarta-feira (17/09), sessão solene para comemorar os 26 anos do Comando Tático Motorizado (Cotam) da Polícia Militar do Estado do Ceará (PMCE). Durante a solenidade, solicitada pelos deputados De Assis Diniz (PT), Carmelo Bolsonaro (PL), David Vasconcelos (PL), Bruno Pedrosa (PT), Sargento Reginauro (União), Queiroz Filho (PDT) e Antônio Henrique (PDT), foi exaltada a importância da corporação para a segurança cearense, assim como foi defendida a necessidade de reconhecimento e mais valorização dos profissionais.
O deputado De Assis Diniz (PT), que presidiu a mesa da sessão solene, destacou que o Cotam se sobressai pela bravura, eficiência e compromisso com que promove a segurança pública. “A atuação da Cotam é brilhante, seja no enfrentamento ao tráfico ou aos diversos tipos de crime […] com racionalidade, frieza e tranquilidade necessárias para as tomadas de decisões corretas”, elogiou. O parlamentar também mencionou que o governador do Estado, Elmano de Freitas, não tem poupado esforços para reconhecer e valorizar as forças de segurança.
%20.jpg)
Deputado Sargento Reginauro (União) - Foto: Érika Fonseca / Alece
Na mesma linha, o deputado Sargento Reginauro (União) reforçou a importância da valorização dos profissionais por parte do Estado. “O Cotam é uma tropa de elite e precisamos que seu reconhecimento e valorização esteja à altura desta nomenclatura e da missão que realizam”, observou.
Para o deputado David Vasconcelos (PL), a corporação merece todas as homenagens em razão do trabalho de risco que realizam em favor da sociedade cearense.
%20.jpg)
Deputado David Vasconcelos - Foto: Érika Fonseca / Alece
Na sessão solene, 21 membros do Cotam, entre oficiais e praças, foram homenageados com certificados durante a sessão solene. Representando os homenageados, o tenente-coronel Marcos Aurélio Leandro, comandante do Cotam, afirmou que entende esse reconhecimento da Alece como vindo do povo cearense. “É um reconhecimento ao nosso trabalho, que consiste em arriscar diuturnamente nossas vidas pelo desconhecido”, comentou.
%20.jpg)
Tenente-coronel Marcos Aurélio Leandro, comandante do Cotam - Foto: Érika Fonseca / Alece
Ele acrescentou que, mesmo em meio às adversidades, nunca percebeu desânimo na tropa. “Pelo contrário e, se hoje temos a infelicidade de ver nosso Estado sendo dividido pelas organizações criminosas, acreditem que seria muito pior sem a presença desses homens e mulheres nas ruas”, avaliou.
O diretor de Planejamento Geral de Operações (DPGO) da PMCE, coronel Kilderlan Nascimento, também considerou que as homenagens representam o “mérito, o suor, a história e o trabalho realizado por cada um”. “Vocês são exemplo de muito trabalho, honra e dignidade na defesa das pessoas que sofrem com a violência e a criminalidade”, elogiou.
A mesa da sessão solene contou, ainda, com a presença da 3º sargento Cristiane de Moraes, e do vereador de Fortaleza Soldado Noelio (União).
Confira a íntegra da sessão solene:
Edição: Geimison Maia
Veja também

Juiz Alexandre Sá é o convidado do Questão de Ordem desta quarta
Autor: Wanessa Tavares / com Assessoria