Alece ressalta o papel do CPRaio para a segurança pública do CE em sessão solene
Por Ariadne Sousa18/09/2025 18:35 | Atualizado há 1 hora
Compartilhe esta notícia:

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) homenageou, nesta quinta-feira (18/09), em sessão solene no Plenário 13 de Maio, o Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) pelo trabalho realizado no combate à criminalidade e na preservação da ordem pública.
O deputado Sargento Reginauro (União), propositor da solenidade, afirmou que a população brasileira vive com o sentimento constante de insegurança devido ao afrouxamento das legislações criminais e que a polícia é a última instituição que atua como barreira na defesa dos cidadãos. “A gente precisa sim, que o Raio venha, mas que pare, um dia, de estar em confronto direto, a toda hora e a todo instante, porque o criminoso não teme mais a ninguém”, avaliou.
%20.jpg)
Deputado Sargento Reginauro (União) - Foto: Marcos Moura / Alece
Segundo ele, a atuação do Comando é identificada como diferenciada tendo como base a abordagem, o treinamento, a quantidade de homens na composição e o armamento utilizado. “Um grupamento, que virou um batalhão e que, de fato, conseguiu conquistar um lugar de respeito e credibilidade inquestionáveis para toda a sociedade cearense”, ressaltou Sargento Reginauro.
%20.jpg)
Deputado David Vasconcelos - Foto: Marcos Moura / Alece
Para o deputado David Vasconcelos (PL), em todos municípios em que o Raio está presente, a população local se sente mais segura. “Existe uma Polícia Militar antes e outra depois do Raio. Isso é indiscutível. Não desmerecendo os outros policiais, mas a chegada do Raio, o trabalho que o Raio faz, é totalmente diferente”, completou.
Na tribuna, o vereador de Fortaleza Soldado Noélio (União) lembrou os desafios que enfrentou na trajetória dele como policial. “Com o tempo a gente vai vendo que as coisas não são tão fáceis, que são bem mais complexas que aquele nosso sonho meio ingênuo de criança e a gente vai vendo o quanto é difícil, mas não nos falta coragem”, compartilhou. Além disso, o parlamentar disse considerar os profissionais da segurança como heróis, diante das lutas diárias que eles enfrentam.
%20.jpg)
Comandante da base Raio de Maranguape, capitão José Edikelson Chaves de Araújo - Foto: Marcos Moura / Alece
Representando o grupamento, o comandante da base Raio de Maranguape, capitão José Edikelson Chaves de Araújo, parabenizou a todos os membros do CPRaio pelo trabalho realizado. “É uma honra estar diuturnamente com os senhores na rua, fazendo o que a gente sabe fazer de melhor, respeitando uma doutrina forte, combatendo de uma forma bem peculiar os crimes que ocorrem no Estado, e, sem os senhores, nada disso seria possível”, disse.
Em nome dos agraciados, o primeiro-sargento Ygor Brilhante Lima disse que fazer parte do Raio é motivo de orgulho para cada policial que compõe o Comando. “Ser policial militar às vezes é uma profissão mal compreendida, mas a gente não simplesmente ingressa, a gente incorpora. Quando a gente passa a ser policial militar, há essa incorporação dessa simbologia de guerreiro”, declarou. Ygor Brilhante homenageou ainda todos os policiais que perderam as vidas durante as atividades.
Também receberam certificados de homenagem da Alece Reginaldo Maia de Oliveira Filho; Eulardo de Sousa dos Santos; Lincoln Barbosa Santos; Francisco Wilson dos Santos Araújo; Tiago França Aragão; Jalyson Rodrigues Nogueira; Ednardo Vasconcelos Sousa; Tiago Santiago La Banca; lago Braga de Sousa; Francisco Wellington da Cunha Júnior; Wagner Paula Silva; Everton Pinheiro da Silva; Aurino Maciel Alves; Rafael da Silva Marques; John Wanderson Ferreira Rufino; Jorge Marques Silva Cavalcante; e Francisco Carlos de Sousa Alcântara.
Na mesa da cerimônia, estiveram ainda presentes o tenente-coronel Arivando, representando a 10ª Região Militar; e o subchefe da Seção de Ensino e Instrução do CPRaio, tenente Carlos Alcantara.
Confira abaixo a íntegra da sessão solene:
Edição: Geimison Maia
Veja também

Jovens de Itaitinga e de Fortaleza conhecem o funcionamento da Alece por meio do programa O Parlamento e sua História
Autor: Luciana Meneses e Wanessa Tavares
Em Cena apresenta o espetáculo “Lampejo” nesta quinta-feira
Autor: Wanessa Tavares