Notícias

Alunos de escolas de Fortaleza e jovens do CIEE visitam a Alece nesta semana

Por Wanessa Tavares
02/10/2025 16:44 | Atualizado há 2 horas

Compartilhe esta notícia:

Alunos da Escola Professor José Júlio da Ponte - Foto: Máximo Moura

O programa O Parlamento e sua História, coordenado pelo Memorial da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará Deputado Pontes Neto (Malce), recebeu, nesta semana - terça (30/09), quarta-feira (1º/10) e quinta-feira (02/10) - alunos de duas escolas, sendo uma instituição situada no bairro Bela Vista, em Fortaleza, outra localizada no bairro Jardim das Oliveiras e jovens do Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), na capital.

Eles tiveram oportunidade de acompanhar de perto o trabalho dos parlamentares e saber um pouco mais sobre o papel do Poder Legislativo no regime democrático, bem como a importância dele para a sociedade. 

Na terça-feira (30/09), alunos da Escola de Ensino Médio de Tempo Integral (EEMTI) Professor José Júlio da Ponte, localizada no bairro Bela Vista, na capital, visitaram a Alece. No período da manhã, conheceram as dependências da Casa 28 alunos do 8º ano. 

Foto: Bia Medeiros

O grupo recebeu as boas-vindas do deputado David Vasconcelos (PL), que ressaltou as atividades desenvolvidas no Parlamento cearense e a relevância de acompanhar as ações dos deputados.

Já no período da tarde, também da mesma instituição, cerca de 34 jovens, do 9º ano fundamental, acompanhados pelas professora de História Taiana Queiroz e pela monitora Nádia Holanda, conheceram as dependências da Casa.

A professora Taiana Queiroz disse que “a finalidade da visita dos estudantes à Alece é trabalhar o conceito de cidadania e de política. Além da função da Casa, eles também souberam a importância do voto, passaram a conhecer de fato o Poder Legislativo e as demandas dos deputados estaduais”, afirmou.

Alunos da Escola Luiza Távora assistem à sessão plenária nas galerias do Plenário 13 de Maio - Foto: Franzé Abreu

Na quarta-feira (1º/10) pela manhã, 35 estudantes do 1º ano do ensino médio da Escola de Ensino Médio (EEM) Dona Luíza Távora- Promorar, do bairro Jardim das Oliveiras, em Fortaleza, e a professora Aline Sá, além de conhecerem as dependências da Casa, foram protagonistas da reabertura das galerias do Plenário 13 de Maio ao público, que passou por reformas após o incêndio na Casa, em junho de 2024. O grupo assistiu à sessão plenária presidida pelo presidente da Alece, Romeu Aldigueri (PSB), que saudou os jovens.

O aluno Átila Santos, um dos visitantes, externou sua satisfação de assistir à sessão plenária das galerias. “Achei legal, foi tranquilo o acesso, e daqui temos uma boa visão e escuta do que está acontecendo no plenário. É bem diferente de assistir pela televisão. A sensação é que somos parte também”, declarou.

Na quinta-feira (02/10), no período da tarde, a Alece recebeu a visita de 36 jovens do curso de Arco Administrativo do CIEE, no Centro de Fortaleza.

Foto: Marcos Moura

A turma, acompanhada pelas instrutoras de aprendizagem Divianny Viera e Sara Sales, foi acolhida pelo primeiro-secretário da Alece, deputado De Assis Diniz (PT), que falou sobre a sua trajetória no setor metalúrgico até a carreira política, motivando os jovens a terem a curiosidade pela busca do conhecimento.

“Receber esses jovens do CIEE na Assembleia Legislativa é um imenso orgulho, pois eu também fui um jovem do CIEE e hoje estou dialogando e interagindo com eles sobre como direcionar caminhos nesse processo tão complexo que é o mundo atual, um mundo cheio de inquietações, onde a juventude precisa se reinventar, precisa se encontrar e, sobretudo, dizer daquilo que é possível fazer numa sociedade competitiva”, afirma.

A auxiliar administrativa do curso Arco Administrativo do CIEE Angelina Evelin Santos, universitária do Curso de Licenciatura de Artes Visuais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), do Campus Fortaleza, 18 anos, afirmou que “conhecer os bastidores da Alece e conversar com um deputado foi importante para esclarecer o papel de um parlamentar e saber realmente como funciona a política no Ceará e os direitos dos cidadãos na sociedade”.

Todas as turmas das escolas dessa semana conheceram o cotidiano da Alece, os bastidores do Plenário 13 de Maio, o acervo do Malce, as instalações da rádio Alece FM (96,7 MHz) e assistiram a uma palestra sobre a história da política no Brasil e no Ceará.                                                                                                       

O percurso das visitas no turno da manhã é guiado pela equipe do Malce, composta pelo coordenador do Memorial, Paulo Roberto Nunes; Socorro Medeiros; Ivana Abreu Dantas; Germana Pontes; Rubens Rocha; Carlos Pontes; Nicole Guedes; Thiago Araújo; Bárbara Marinho e Mateus Leitão. Já no turno da tarde, a equipe é integrada por Mateus Django, Isadora Nepomuceno, Rodolfo Farias, Cléa Menezes e o coordenador do Malce, Paulo Roberto Nunes.                                    

As visitas guiadas são realizadas às terças, quartas e quintas-feiras, nos períodos da manhã e da tarde, mediante agendamento prévio por meio de ligação telefônica ou por e-mail. O Malce disponibiliza os números de telefones a seguir para agendar as visitas: (85) 3277-3727 / 3277-3700 / 3277-2877 / 3277- 2613.                                                                           

Edição: Clara Guimarães

Veja também