Agenor Neto celebra entrega da primeira UTI pediátrica 100% SUS da região Centro-Sul do Ceará
Por Narla Lopes16/10/2025 11:54 | Atualizado há 2 horas
Compartilhe esta notícia:

O deputado Agenor Neto (MDB) celebrou, durante o primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), nesta quinta-feira (16/10), a entrega da primeira UTI pediátrica 100% SUS da região Centro-Sul do Ceará. “Hoje posso dizer com orgulho e emoção que entregamos um marco histórico para a saúde infantil de toda uma região de meio milhão de habitantes”, disse.
O parlamentar destacou as parcerias que viabilizaram a UTI e detalhou seu impacto. “Tivemos a alegria de poder ver que uma parceria do Governo Federal, do Governo do Estado e lideranças locais, através de suas emendas, destinou recursos para a estrutura física e equipamentos da UTI”, ressaltou.
Ele explicou que mais de 17 municípios da região não tinham leitos de UTI pediátrica, mas agora passam a contar com atendimento especializado. “É um momento histórico para as famílias, que terão um local seguro e bem estruturado para acolher seus filhos e netos em situações de doença”, explicou.
O deputado destacou também a implantação de um serviço de oncologia na região. “Estive em Barbalha conversando com os diretores do Hospital Maternidade São Vicente de Paulo e firmamos uma parceria para viabilizar, nos próximos seis meses, o serviço de oncologia para toda essa região de 500 mil habitantes”, disse.
Além disso, o parlamentar elogiou discurso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, destacando sua coragem e compromisso com a população ao não se submeter à pressão do Congresso. “Quero parabenizar, elogiar o presidente Lula pela sua coragem de não se dobrar a um Congresso que envergonha todos os brasileiros”, disse. Em seguida, Agenor Neto criticou a atuação do Congresso Nacional em relação à PEC da Blindagem.
Em aparte, o deputado Bruno Pedrosa (PT) comentou que o presidente Lula se referiu aos deputados de extrema direita afirmando que a PEC da Blindagem foi um sintoma do medo que tomou conta do Congresso, marcado por casos de corrupção. Ele criticou ações recentes desses deputados, classificando-as como populismo sem soluções concretas, e parabenizou Agenor Neto pela prioridade dada à abertura da UTI em Iguatu.
Edição: Lusiana Freire
Veja também

Felipe Mota aponta legalidade de emendas impositivas e cobra recursos do Governo
Autor: Gleydson Silva
Emilia Pessoa destaca aniversário de 266 anos do município de Caucaia
Autor: Giovanna Munhoz