Mutirão relativo a processos de adoção é tema do Questão de Ordem desta terça
Por Pedro Emmanuel Goes19/05/2026 15:10 | Atualizado há 58 minutos
Compartilhe esta notícia:
O programa Questão de Ordem, da Alece TV (canal 31.1), recebe, nesta terça-feira (19/05), as defensoras públicas estaduais Noêmia Landim e Sandra Moura de Sá, que falam sobre a quarta edição do mutirão de atendimentos relativos a processos de adoção de crianças e adolescentes, que acontece nos dias 25 e 26 de maio.
Promovida pelo Núcleo de Atendimento da Infância e da Juventude (Nadij) da Defensoria Pública do Estado do Ceará, a ação acontece em alusão ao Dia da Adoção, celebrado em 25 de maio. As inscrições para participar do mutirão de atendimentos estão abertas desde o dia 4 de maio e seguem até esta quarta-feira (20/05). Os atendimentos serão voltados para pessoas que possuem interesse em adotar ou tenham dúvidas sobre os processos já existentes.
A iniciativa faz parte do projeto “Adoção – Uma Ação Legal”, realizado anualmente pelo Nadij, e visa dar celeridade aos casos de adoção e conscientizar sobre a importância da regularização, para que crianças e adolescentes tenham seus direitos fundamentais e jurídicos resguardados.
Durante o período de inscrição, a população pode procurar atendimento na sede do Nadij, localizada na Rua Júlio Lima, n° 770, no bairro Cidade dos Funcionários, em Fortaleza, das 8h às 17h. Também é possível fazer o agendamento pelo contato: 85 98895-5716 (ligação e WhatsApp).
ENTREVISTADAS
Noêmia Landim é defensora pública estadual no Ceará, mestre em Direito Constitucional e especialista em Direito Empresarial. Atualmente, é Supervisora do Núcleo de Atendimento da Defensoria na Infância e Juventude. Noêmia Landim também foi Vice-Presidente da Comissão de Acesso à Justiça da OAB-CE e Vice-Presidente da Associação dos Defensores Públicos do Estado do Ceará (ADPEC), de 2015 a 2016.
Já Sandra Moura de Sá possui graduação em Direito pela UFC (2000); especialização em Processo Penal (UNIFOR/2007); aperfeiçoamento em Direito Público pelas Faculdades Integradas Christus.
Ingressou na Defensoria Pública do Estado do Ceará, em 2003, e exerceu as funções de Supervisora do Núcleo de Assistência ao Preso Provisório e às Vítimas de Violência (NUAPP) e do Núcleo de Direitos Humanos e Ações Coletivas (NDHAC).
Sandra Moura atuou ainda em diversas áreas da Instituição, tendo exercido as seguintes titularidades: Defensoria Criminal, Defensoria de Família, Defensoria Cível, Defensoria do Núcleo de Direitos Humanos e Ações Coletivas das DP/CE e Defensoria da Infância e Juventude de Fortaleza (atual). Além disso, Conselheira Eleita do Conselho Superior da Defensoria Pública do Estado do Ceará..
O programa Questão de Ordem tem apresentação do jornalista Renato Abreu e produção de Helenir Medeiros e vai ao ar de terça a sexta-feira, às 19h30. A reprise acontece às 7h do dia seguinte. Também é transmitido pela rádio Alece FM (96,7 MHz), de terça a sexta-feira, às 22h, e fica também disponível no YouTube da Alece TV e na plataforma Alece Play.
Edição: Gleydson Silva
Veja também