Notícias

Brasilidade apresenta a violeira e cantora Helena Meirelles

Por ALECE
29/09/2017 11:59 | Atualizado há 4 semanas

Compartilhe esta notícia:

O programa Brasilidade, da rádio FM Assembleia (96,7MHz), deste domingo (01/10) rende homenagens à violeira, cantora e compositora Helena Meirelles, reconhecida mundialmente por seu talento. Nascida na cidade de Bataguassu, em Mato Grosso do Sul, no dia 13 de agosto de 1924, ela é filha do paraguaio Ovídio e da mãe mato-grossense Ramona.

Helena nasceu em um tempo em que só homens tocavam instrumentos musicais, inclusive o que ela tanto gostava, que era a viola. Cresceu no meio da peãozada, escutando o berrante das comitivas de gado. Começou a se interessar pelo toque da viola ainda criança. Aprendeu a tocar sozinha, observando seu tio e também os paraguaios (amigos de seu avô), que se hospedavam em sua casa.

Enfrentou grande resistência dos pais, que tentaram, a todo custo, impedir que se tornasse violeira. Fugiu de casa com 15 anos e teve seu primeiro filho com 17, no total foram 11 filhos e três casamentos.

Quando jovem, ela tocava viola nas festas juninas que aconteciam na beira da estrada boiadeira, na época em que o salão era iluminado por lampião e o chão era de terra batida. Dizia gostar das festas familiares, mas preferia tocar na zona, na casa das mulheres da vida. Contava que nunca foi desrespeitada nos bordéis, mas cansou de ver os peões na zona do Porto 15 mexerem a cerveja com o cano do 38 e bater nas mulheres com guaiaca e espora.

Depois do segundo casamento, aos 21 anos, Helena Meireles perdeu contato com a família por mais de 30 anos. Mas continuou a tocar viola, principalmente polcas, chamamés, fandangos e outros ritmos mato-grossenses e a participar de festas e bailes em locais afastados do interior do Mato Grosso do Sul, na região do Pantanal.

Na década de 1970, reencontrou sua família e se mudou para Santo André, onde passou a residir com o marido e alguns dos filhos. Realizou pequenas apresentações na casa da irmã e reuniu outros violeiros.

Com produção de Fátima Abreu e Ronaldo César e apresentação de Narcélio Limaverde, o Brasilidade vai ao ar aos domingos, às 18h. A reprise acontece às terças-feiras, às 23h.

Da Redação

Veja também