Notícias

Internautas defendem aplicação de 10% do PIB na educação

Por ALECE
09/07/2012 15:11 | Atualizado há 2 meses

Compartilhe esta notícia:

A meta de ampliar os recursos do Produto Interno Bruto (PIB) em educação vai possibilitar mais investimentos na melhoria do ensino no Brasil. Esta a opinião de 45,4% dos internautas que responderam a enquete do portal da Assembleia Legislativa, na semana de  2 a 9 de julho, sobre a “aprovação da meta de 10% do PIB em educação”. Outros 33,1% concordam com o aumento para o setor, desde que o Governo tenha capacidade de honrar essa meta. Para 21,5%, os investimentos em nada contribuirão para mudar o quadro atual.

O deputado Ferreira Aragão (PDT) entende que a educação é a saída para as “mazelas do Brasil”. Os deputados Ronaldo Martins (PRB) e Lula Morais (PCdoB) também consideram importante a maior aplicação do PIB no setor . “Sem dúvida a educação tem um papel importantíssimo, mais curto e econômico na distribuição de renda”, afirmou Lula Morais. O parlamentar destacou que o Brasil precisa elevar, sobretudo, os investimentos no ensino fundamental, etapa da educação básica que deve desenvolver a capacidade de aprendizado do aluno.

Para Ronaldo Martins, os recursos ainda seriam insuficientes para atender as necessidades do Brasil. “Acho muito pouco, pois a educação é a solução para muitos problemas do País”, argumentou.

Já o deputado Professor Teodoro (PSD) afirmou que a educação do Brasil se ressente da falta de investimento para enfrentar graves desafios, como o analfabetismo e a baixa qualidade do ensino. “Precisamos dobrar os recursos para recuperar o que perdemos no passado e garantir um futuro melhor. Ou fazemos isso ou corremos o risco de perder a oportunidade de sermos protagonistas no cenário das nações desenvolvidas. A educação do Brasil tem que ser 10”, pontuou.
LS/AT

Veja também