Oradores

Felipe Mota sugere ampla divulgação para a campanha contra febre aftosa

Por Lincoln Vieira
17/04/2024 11:00 | Atualizado há 1 semana

Compartilhe esta notícia:

Deputado Felipe Mota (União) - Foto: Junior Pio

O deputado Felipe Mota (União) sugeriu, durante o primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), nesta quarta-feira (17/04), ampla divulgação da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa de 2024 no Ceará. 

Em seu pronunciamento, o parlamentar apresentou documento do Ministério de Agricultura e Pecuária (Mapa), comunicando o prazo máximo para a vacinação no Estado. Segundo o registro, a data limite é até 30 de abril. “Fica a preocupação para que a partir de 1° maio os produtores não estejam em nossos gabinetes pedindo mobilização em virtude do que está escrito no documento”, alertou. Ele clamou os deputados a impulsionar a Campanha nas rádios no Interior, nos demais veículos de imprensa e nas redes sociais. 

Felipe Mota destacou ainda a importância do cumprimento da meta de vacinação, que é de 90% do rebanho. Segundo ele, caso o objetivo não seja atingido, o Ministério de Agricultura e Pecuária (Mapa) vai instalar barreiras sanitárias. “Estamos no dia 17 de abril e não podemos ficar silentes. A campanha não terá prorrogação, por isso precisamos ficar livres da febre aftosa para melhorar o fluxo dos negócios. As barreiras sanitárias vão nos parar e ninguém quer isso”, advertiu. 

O parlamentar ressaltou ainda que torce para que o Estado cumpra o objetivo para se tornar zona livre da febre aftosa. “No futuro, o Ceará vai melhorar a economia e o homem do campo será lembrado. Vamos fazer a nossa parte para deixar o Ceará livre da febre aftosa”, acrescentou. 

Em aparte, o deputado De Assis Diniz (PT) parabenizou o pronunciamento do parlamentar. Segundo ele, a campanha de vacinação é uma conquista do Ceará. Ele destacou ainda a necessidade de condensar em 14 dias a meta de vacinação de 90% do rebanho determinada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária. O deputado informou ainda que o governador Elmano de Freitas esteve no ministério junto a deputados federais para tratar das condições para que o Estado alcance o objetivo. 

Edição: Adriana Thomasi

Veja também