Oradores

Sérgio Aguiar destaca municípios cearenses que lideram Índice de Desenvolvimento Municipal

Por Gleydson Silva
11/03/2025 11:56 | Atualizado há 2 meses

Compartilhe esta notícia:

Deputado Sérgio Aguiar (PSB) - Foto: Junior Pio

O deputado Sérgio Aguiar (PSB) destacou, no primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), nesta terça-feira (11/03), os municípios cearenses que alcançaram o melhor Índice de Desenvolvimento Municipal (IDM), do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece). 

De acordo com o parlamentar, o indicador é medido a partir de quatro dimensões: economia, governança pública, social e ambiental; e apresentou evolução no Estado, saindo de uma média geral de 0,5042, em 2019, para 0,5703, em 2022. Sérgio fez a leitura de uma matéria veiculada na imprensa cearense sobre o tema.

“Para uma cidade ser considerada em alto nível de desenvolvimento, o índice deve ser superior a 0,700. Nesse sentido, segundo o estudo, apenas três cumprem o requisito globalmente: Sobral, com 0,7545; Eusébio, com 0,7463; e Marco, com 0,7252. Além destes, completam as dez primeiras posições do ranking: Aracati, Jaguaribe, Alcântaras, Horizonte, Fortaleza, Tauá e Novas Russas.

Sérgio Aguiar enfatizou uma fala do presidente do Ipece, Alfredo Pessoa, que ressaltou que o levantamento ajuda a compreender não apenas a situação de um município isoladamente, mas também a importância de trabalhar em conjunto por meio de consórcios, “algo essencial para a política pública”.

Fortaleza ocupava, em 2019, o terceiro lugar no ranking, conforme o deputado, porém, obtinha um índice menor, de 0,6630. Ele ressaltou que o resultado significa que outros municípios apresentaram desempenhos melhores do que Fortaleza. “Quando analisamos o índice, observamos que o município avançou na dimensão ambiental e na social, melhorando as condições de saúde e educação. Na dimensão econômica, manteve-se estável. No entanto, na governança pública, houve uma queda. “Os indicadores dessa dimensão incluem a gestão fiscal e a transparência dos municípios”, reproduziu a avaliação do analista de políticas públicas do Ipece, Cleyber Medeiros.

O deputado apontou ainda que a dimensão que teve maior crescimento foi a econômica, com destaque para os municípios de Pereiro (0,8577), Eusébio (0,8185) e Fortaleza (0,7918); na dimensão ambiental, destacam-se as cidades de São Benedito (0,7259), Jardim (0,7133) e Sobral (0,6924); e ambiental, em que os melhores índices foram de Alcântaras (0,8717), Eusébio (0,8713) e Pacujá (0,8598). Já na dimensão de governança pública, o destaque é para Marco (0,8810), Tauá (0,8674) e Icapuí (0,8555).

Sérgio Aguiar ressaltou que o município de Marco, por exemplo, é um exemplo de desenvolvimento, tendo iniciado a sua “vocação” para a indústria moveleira com cerca de seis empresas e conta atualmente com aproximadamente 80 empresas. “Empresas que absorvem números significativos de filhos de Marco, mas também de outras cidades vizinhas, vão trabalhar ali e fazem da indústria moveleira o seu sustento”, disse.

Edição: Vandecy Dourado

 

Veja também