Acrísio Sena defende turismo no Litoral Leste e destaca seminário sobre a Rota das Falésias
Por Narla Lopes27/05/2025 11:18 | Atualizado há 1 dia
Compartilhe esta notícia:

O deputado Acrísio Sena (PT) destacou, durante o primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) desta terça-feira (27/05), a realização do 1º Seminário de Integração Regional da Rota das Falésias do Ceará, que acontece nos dias 28 e 29 de maio, na Praia de Águas Belas, no município de Cascavel.
Segundo o parlamentar, o evento será um momento estratégico para discutir o potencial turístico do litoral leste cearense, considerado por ele uma das regiões mais promissoras do Estado para o desenvolvimento sustentável e a geração de emprego e renda.
Acrísio lembrou que a Rota das Falésias foi oficializada pela Lei n.º 17.547/21, de sua autoria, sancionada pelo então governador, Camilo Santana. A legislação institui o roteiro como circuito turístico do Estado e abrange um trecho de 215 quilômetros entre os municípios de Eusébio e Icapuí, passando por Aquiraz, Pindoretama, Cascavel, Beberibe, Fortim e Aracati. “Esse corredor turístico é formado por 35 praias e reúne uma diversidade natural e cultural que o torna único no Brasil”, afirmou.
Para reforçar a relevância econômica da rota, o deputado apresentou dados que demonstram a estrutura já consolidada no setor. De acordo com ele, a região concentra 2.824 empresas formalizadas ligadas ao turismo, incluindo 390 estabelecimentos de hospedagem, com 13.700 leitos, além de 2.107 estabelecimentos de alimentação, 167 agências de viagens, 61 empresas de transporte e 98 serviços voltados à atividade turística. “Identificam-se também cerca de 60 associações comunitárias que atuam diretamente com produtos e serviços turísticos”, pontuou.
O parlamentar defendeu que o seminário representa uma oportunidade concreta para consolidar ações de qualificação profissional, promoção da transformação digital e divulgação do território. “Queremos impulsionar a Rota das Falésias como um produto turístico estruturado, que envolva as comunidades locais, valorize a cultura dos municípios e fortaleça a governança regional”, explicou.
Acrísio ressaltou ainda a importância da articulação entre o poder público, empresários e sociedade civil para potencializar o setor. Ele lembrou que o projeto estratégico para a rota, já apresentado ao Ministério do Turismo, prevê ações entre 2023 e 2025 com o objetivo de fortalecer o desenvolvimento da região.
Nesse sentido, o deputado fez um apelo aos prefeitos e prefeitas dos oito municípios que integram a rota para participarem ativamente do seminário. “Se estivermos unidos, poderemos divulgar para o Brasil e para o mundo a importância estratégica da Rota das Falésias”, declarou.
Acrísio também destacou os atrativos específicos de cada cidade do circuito. Ele citou, por exemplo, a vocação gastronômica de Eusébio, a riqueza histórica e cultural de Aquiraz, a tradição nos derivados da cana-de-açúcar em Pindoretama, o artesanato em cipó e barro de Cascavel, as paisagens conhecidas de Beberibe, como Morro Branco e Praia das Fontes, os pontos históricos e naturais de Fortim, o centro histórico de Aracati e as falésias de Icapuí.
O parlamentar convidou os colegas da Alece a participarem do seminário destacando a importância da presença do Poder Legislativo no apoio à construção de políticas públicas voltadas ao turismo regional. “Será uma excelente oportunidade para conhecermos de perto essa riqueza do nosso Estado e contribuirmos com esse projeto que tem impacto direto na vida das pessoas e no desenvolvimento dos municípios do Litoral Leste”, concluiu.
Edição: Vandecy Dourado
Veja também

Simão Pedro cobra mudanças no Garantia-Safra e anuncia novas ações da Unipace
Autor: Narla Lopes
Bruno Pedrosa comenta atividades realizadas em municípios cearenses
Autor: Ricardo Garcia