Acrísio Sena destaca eventos internacionais sobre clima e alimentação em Fortaleza
Por Narla Lopes09/09/2025 10:34 | Atualizado há 1 mês
Compartilhe esta notícia:

O deputado Acrísio Sena (PT) destacou, durante o primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), nesta terça-feira (09/09), que Fortaleza vai sediar dois importantes eventos internacionais: a 3ª Conferência Internacional sobre Clima e Desenvolvimento em Regiões Áridas, Semiáridas e Subúmidas Secas - ICID III e a 2ª Cúpula Global pela Alimentação Escolar.
Ao anunciar a conferência sobre clima, que terá abertura no próximo dia 15 de setembro, no Centro de Eventos do Ceará, Acrísio ressaltou a importância do momento, já que o Brasil se prepara para receber a COP30, em Belém do Pará, em 2025.
“Nesse evento, nós vamos homenagear o grande idealizador, o cearense doutor Antônio Rocha Magalhães, que é presidente do ICID. Esse é o momento mais do que oportuno, quando nós teremos aqui no Brasil a COP30, que versará sobre os desafios da transição energética, segurança hídrica e segurança alimentar”, salientou.
O parlamentar destacou ainda que a conferência contará com a participação de 84 países e mais de 3 mil participantes, debatendo questões ambientais que têm impacto global.
“Serão abordados temas como mudanças climáticas, perda da biodiversidade, degradação do ecossistema, escassez de recursos naturais, poluição e gestão dos resíduos sólidos. São desafios não apenas para Fortaleza e para o Brasil, mas para o mundo”, disse.
A programação inclui também uma exposição fotográfica sobre o Sertão, com obras do professor Marcos Vieira, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).
Além disso, Acrísio anunciou a realização da 2ª Cúpula Global pela Alimentação Escolar, marcada para os dias 18 e 19 de setembro, no Complexo Cultural Estação das Artes. Segundo o parlamentar, o encontro contará com a presença do governador Elmano de Freitas, do ministro da Educação Camilo Santana e de representantes da Unesco e do Programa Mundial de Alimentos.
“O objetivo é garantir refeições nutritivas para 150 milhões de crianças até 2030, promovendo cooperação internacional e compartilhando a experiência brasileira do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)”, afirmou.
Em aparte, o deputado Stuart Castro (Avante) ressaltou que, enquanto medidas emergenciais recentes trouxeram benefícios para a indústria exportadora, os pescadores artesanais acabaram sendo prejudicados. Ele sugeriu incluir a valorização da categoria na pauta da merenda escolar.
Edição: Vandecy Dourado
Veja também

Alcides Fernandes critica política de segurança pública do Ceará e solicita presença da Força Nacional
Autor: Gleydson Silva
Antônio Granja defende cadeia produtiva do leite no Ceará
Autor: Luciana Meneses