De Assis Diniz fala sobre papel transformador dos professores e ressalta avanços da educação no Ceará
Por Amanda Andrade*15/10/2025 10:36 | Atualizado há 4 horas
Compartilhe esta notícia:

O deputado De Assis Diniz (PT) destacou, durante o primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) desta quarta-feira (15/10), a importância da educação pública e, em alusão ao Dia do Professor, o papel transformador desses profissionais.
O parlamentar ressaltou que a data é um momento de reflexão e reconhecimento do valor dos educadores, que dedicam as vidas à formação de cidadãos. Citando Paulo Freire, o deputado enfatizou que a educação é uma ferramenta essencial de mudança social, “pois não transforma o mundo diretamente, mas transforma as pessoas, que transformam o mundo”.
Durante a fala, De Assis Diniz compartilhou a história de Levi, jovem da cidade de Palmácia, localizada na região do Baturité, que cursa o 10º semestre de Medicina após estudar toda a vida em escolas públicas. Segundo ele, o caso simboliza o impacto das ações dos professores do Ceará, que garantem, por meio do compartilhamento do conhecimento, oportunidades a milhares de jovens.
“Esse exemplo vem conjunto com outros. Em 2024, mais de 24 mil alunos que estudaram exclusivamente na rede pública hoje cursam o ensino superior. Isso também é fruto da valorização dos professores e da continuidade dos programas educacionais do Estado”, avaliou.
O parlamentar também ressaltou o papel do ministro da Educação, Camilo Santana, na consolidação de uma visão integrada e sistêmica da educação, e elogiou o governador Elmano de Freitas, que recebeu no Senado Federal, na última segunda-feira (13/10), uma comenda em reconhecimento pelo Programa de Alfabetização de Crianças na Idade Certa (PAIC). “O Ceará tem orgulho da sua educação e do trabalho contínuo que vem sendo desenvolvido, levando dignidade e oportunidade para todos”, disse.
Na parte final do discurso, o deputado pediu atenção ao caso do menino Tiago Martins, conhecido como Vaqueirinho, de 12 anos e morador do município de Mauriti, que foi assassinado em maio deste ano. De Assis Diniz informou que, no dia 6 de novembro, será realizada uma mobilização para pressionar as autoridades a avançarem na investigação do caso.
*Estagiária, sob supervisão do editor Geimison Maia
Edição: Geimison Maia
Veja também

Alcides Fernandes critica política de segurança pública do Ceará e solicita presença da Força Nacional
Autor: Gleydson Silva
Antônio Granja defende cadeia produtiva do leite no Ceará
Autor: Luciana Meneses