Mirian diz que policlínica de Iguatu abrirá em breve e destaca sistema de saúde
Por ALECE14/05/2013 14:42 | Atualizado há 1 mês
Compartilhe esta notícia:

A deputada Mirian Sobreira (PSB) anunciou, nesta terça-feira (14/05), durante pronunciamento no primeiro expediente da Assembleia Legislativa, que a policlínica de Iguatu deverá ser inaugurada em breve. Para a escolha da data, está faltando apenas o prefeito de Catarina definir se participará ou não do consócio mantenedor da instituição, conforme esclareceu a parlamentar.
Mirian Sobreira sugeriu que a Assembleia traga ao plenário o secretário de Saúde, Arruda Bastos, para que ele faça uma explanação sobre o sistema de saúde do Estado. “É um sistema eficiente e que vai atender todo o Estado, mas precisa contar com apoio dos municípios. São quatro hospitais regionais, com dois já funcionando, promovendo a interiorização da saúde terciária. Antes, os pacientes vinham para Fortaleza, e até então nunca foi construído um hospital público no interior do Estado do porte desses que estão sendo construídos”.
A parlamentar frisou que não se deve criticar as unidades de saúde que não estão funcionando plenamente. “Antes disso é preciso olhar o que funciona. Só sabe o benefício do serviço quem vai ao hospital. Serão 22 policlínicas, com nove já inauguradas e em pleno funcionamento”, ressaltou.
Além das policlínicas e hospitais, Mirian Sobreira frisou que serão construídos 18 centros de especialidades odontológicas e 48 unidades de pronto atendimento. “Se algum problema houver em qualquer uma dessas instituições, será pequeno em relação ao benefício gerado para a população. Apesar de todos os problemas que possam surgir, vamos ter um sistema de saúde eficiente”, frisou.
A deputada informou que vários equipamentos já estão comprados para a policlínica de Iguatu, como mamógrafo, Raio X, sala de pequenas cirurgias, de fisioterapia ocupacional e audiometria. “Antes, quando o paciente precisava de um serviço dessa qualidade, ou vinha a Fortaleza, ou teria de procurar uma clínica particular”, pontuou.
A policlínica terá, segundo a deputada, capacidade de 10 mil atendimentos por mês, de maneira eficiente. “Isso me entusiasma. Há resistência de alguns municípios em pagar 10% do ICMS para a manutenção da policlínica. O Governo Federal precisa também dizer o quanto vai investir nesses equipamentos”, disse Mirian Sobreira.
Em aparte, a Dra. Silvana (PMDB) afirmou que incomoda “muita gente” dizer que o governo está trabalhando sério e direito. “Há muito o que melhorar na saúde. Mas o HGF vai melhorar quando os hospitais do Interior estiverem funcionando plenamente. É preciso reconhecer que o Governo está fazendo um esforço eficiente com UPAs, policlínicas e hospitais”, disse Dra. Silvana.
JS/CG
Veja também

Guilherme Sampaio defende medidas para conter os impactos do tarifaço
Autor: Lincoln Vieira
Guilherme Bismarck homenageia trabalhadores que atuam em grandes eventos no Ceará
Autor: Narla Lopes