Ordem do Dia

Fernanda Pessoa destaca Dia Mundial de Combate ao Câncer

Por ALECE
08/04/2014 15:50 | Atualizado há 3 meses

Compartilhe esta notícia:

Dep. Fernanda Pessoa (PR) - Foto: Máximo Moura

Durante o tempo de liderança da sessão plenária desta terça-feira (08/04), a deputada Fernanda Pessoa (PR) destacou, na data em que se comemora o Dia Mundial de Combate ao Câncer, a importância da prevenção à doença. A parlamentar citou as visitas feitas pela Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Mulher às instituições de tratamento ao câncer no Ceará e projetos de sua autoria sobre o tema.

Segundo a deputada, se descoberto em estágio inicial, nove em dez casos da doença têm chance de cura. “Para que mais cedo o câncer seja diagnosticado, é preciso estar atento aos principais fatores de risco, realizar exames preventivos, mudar os hábitos e tornar parte da rotina a consulta a um especialista”, recomendou.

De acordo com o Instituto do Câncer do Ceará (ICC), a estimativa é de cerca de 580 mil novos casos de câncer só em 2014, afirmou. Conforme a deputada, o câncer de pele será o mais incidente neste ano, com aproximadamente 182 mil casos, e o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, com aproximadamente 57 mil novos casos em 2014. Outro dado citado pela parlamentar é que a região Nordeste deve registrar 47 casos de câncer de próstata para cada 100 mil habitantes. Dados do ICC indicam o aumento de 20% na incidência de câncer em todo o mundo na última década.

Com o objetivo de conscientizar a população para o problema, Fernanda Pessoa ressaltou que o Centro Regional Integrado de Oncologia (Crio) realiza hoje atividades voltadas a pacientes da instituição.

Fernanda Pessoa comemorou o fato de o Instituto do Câncer do Ceará ter iniciado nova modalidade de radioterapia, o IMRT, sigla em inglês para radioterapia com intensidade modulada. “A técnica consegue esculpir a dose da radiação de forma mais precisa ao redor do tumor, poupando ainda mais os órgãos normais próximos”, explicou.

Durante visita realizada pelas parlamentares que compõem a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Mulher às instituições de tratamento ao câncer no Ceará, um dos grandes desafios observados foi o cumprimento da Lei dos Sessenta Dias. A legislação determina o prazo de início do tratamento, após diagnosticado o câncer. Segundo Fernanda Pessoa, “infelizmente, ainda há casos em que a paciente espera mais de dois meses para iniciar o tratamento”, e o grande gargalo que motiva essa demora são as biopsias.

Ainda conforme a parlamentar, a Frente já solicitou à Casa que seja feita uma campanha com o objetivo de divulgar a Lei conhecida como Rouanet da Oncologia, que permite a doação de pessoas jurídicas para instituições de combate ao câncer, abatendo do Imposto de Renda da empresa. A ideia é mobilizar as empresas cearenses para doarem em prol da saúde do Estado e com o objetivo de captar recursos para essas Instituições, “que são filantrópicas, que lutam mensalmente para fechar as contas no final do mês”.

Por fim, a deputada citou dois projetos de indicação de sua autoria voltados à prevenção do câncer, já aprovados na Casa: o 08/2012, que prevê a concessão de folga nos dias de exame de controle do câncer de mama e colo do útero, e o 89/2012, que prevê a criação do Centro Regional do Câncer no Vale do Jaguaribe.
LS/CG

Veja também

Ordem do Dia 30/09/2025

Parlamentares destacam geração de emprego, atuação do agronegócio e políticas públicas do Estado

Autor: Ricardo Garcia, Lincoln Vieira, Luciana Menezes, Giovanna Munhoz
Ordem do Dia 24/09/2025

Parlamentares defendem adoção de emendas impositivas no orçamento do Estado

Autor: Lincoln Vieira, Luciana Menezes, Giovanna Munhoz, Gleydson Silva e Ricardo Garcia