Ordem do Dia

Heitor Férrer questiona mensagem para financiamento do Promotec

Por ALECE
15/04/2014 17:50 | Atualizado há 3 meses

Compartilhe esta notícia:

Dep. Heitor Férrer (PDT) - Foto:Máximo Moura

Durante seu pronunciamento nas explicações pessoais desta terça-feira (15/04), o deputado Heitor Férrer (PDT) questionou a mensagem enviada pelo Governo com pedido de autorização para tomada de empréstimo para o Projeto de Modernização Tecnológica (Promotec). Segundo o parlamentar, a mensagem ressalta que os recursos serão usados nas áreas de educação superior, ensino profissionalizante, saúde, segurança e meio ambiente. Porém, Heitor Férrer lembrou que, em 2011, uma proposição com o mesmo texto foi aprovada na Casa, mas os recursos aprovados para o Promotec foram usados na compra de três helicópteros, no valor de R$ 58 milhões, sem licitação.

Segundo o deputado, a mensagem deste ano é a mesma de 2011, e o projeto de lei só fala em autorização para o Estado fazer o financiamento, sem especificar em que serão usados os recursos. “A mensagem é uma e a lei é outra. O governador que não me venha com a compra de um submarino ou de um foguete”, ironizou.

Heitor Férrer enfatizou que o que está posto na mensagem não está no projeto de lei, que é o que se executa. O deputado disse que acredita que a mensagem será aprovada e pediu que o governo não surpreenda e que invista em tecnologia para formação profissional.

O parlamentar aproveitou ainda para esclarecer sua fala em um pronunciamento anterior, quando lamentou que as ações do presidente da Casa, deputado Zezinho Albuquerque (Pros), em prol da refinaria não tenham ressonância no Congresso e na Presidência da República.

Heitor Férrer explicou que não estava criticando o presidente da Assembleia, que estaria agindo de forma exemplar, e que “é possível que a corrupção dentro da Petrobras tenha roubado nossos sonhos”, enfatizou o parlamentar.

Em aparte, o deputado Júlio César Filho (PTN) falou sobre a mensagem do governo sobre o financiamento do Promotec. Ele ressaltou que o texto já engloba diversas áreas e não especifica quanto cada área receberá. Para o parlamentar, a segurança é um setor que merece mais atenção e que helicópteros comprados em 2011 serviram para a saúde e a segurança.
JM/JU

Veja também

Ordem do Dia 30/09/2025

Parlamentares destacam geração de emprego, atuação do agronegócio e políticas públicas do Estado

Autor: Ricardo Garcia, Lincoln Vieira, Luciana Menezes, Giovanna Munhoz
Ordem do Dia 24/09/2025

Parlamentares defendem adoção de emendas impositivas no orçamento do Estado

Autor: Lincoln Vieira, Luciana Menezes, Giovanna Munhoz, Gleydson Silva e Ricardo Garcia