Ordem do Dia

Felipe Mota destaca crítica do Sindsaúde ao PL do Piso da Enfermagem no Ceará

Por Juliana Melo
31/08/2023 14:58 | Atualizado há 11 meses

Compartilhe esta notícia:

Felipe Mota destaca crítica do Sindsaúde ao PL do Piso da Enfermagem no Ceará - Foto: Paulo Rocha

Durante a ordem do dia da sessão plenária desta quinta-feira (31/08), o deputado Felipe Mota (União) destacou a crítica feita pelo Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Ceará (Sindsaúde/CE) ao projeto de lei do Executivo estadual que visa estabelecer o piso salarial de enfermeiros, técnicos de enfermagem e parteiras do estado do Ceará.

O parlamentar leu carta aberta do Sindsaúde/CE sobre o PL nº 85/23. O documento do Sindsaúde afirma que o projeto estadual "ensina como não pagar o piso salarial dos profissionais da enfermagem. Depois de três décadas de lutas, os profissionais da enfermagem não merecem que governadores e prefeitos proponham leis tão toscas que desvirtuam totalmente a norma que instituiu essa suada conquista da categoria", diz o documento.

Felipe Mota também destacou trecho da carta que afirma que, embora a proposição estadual nº 85/23 estabeleça que os valores dos pisos salariais devem seguir a Lei Federal nº 14.434/2022, o PL estadual prevê que “a natureza das parcelas que integrarão o piso e a carga horária que será considerada para este efeito seguirão as normas estabelecidas nos normativos e orientações do Ministério da Saúde. Seguindo as linhas mal traçadas na Cartilha do Ministério da Saúde, o Estado do Ceará, pelo parágrafo 1º do art 2º do citado PL, irá considerar para cálculo do piso salarial as gratificações que já vêm sendo pagas atualmente aos servidores, tornando inócua a Lei do Piso”, reforça o documento.

Segundo o parlamentar, o Sindsaúde pontua que "piso não se confunde com remuneração total. Piso é o salário base de um trabalhador". 

Felipe Mota concluiu sua fala ressaltando a necessidade de mais debate sobre a proposta. "Não acredito que um governador sindicalista, que conhece as lutas diárias de um povo, não vá abrir a discussão", pontuou. 

Edição: Clara Guimarães

Veja também

Deputados elogiam gestores e destacam projetos em tramitação
Ordem do Dia 21/05/2026

Deputados elogiam gestores e destacam projetos em tramitação

Autor: Guilherme de Andrade, Ricardo Garcia, Luciana Meneses e Narla Lopes
Deputados cobram melhorias para saúde, transporte de pacientes e recursos de emendas
Ordem do Dia 20/05/2026

Deputados cobram melhorias para saúde, transporte de pacientes e recursos de emendas

Autor: Guilherme de Andrade, Luciana Meneses, Narla Lopes, Odara Creston e Ricardo Garcia
Deputados debatem déficit no Corpo de Bombeiros e violência política de gênero
Ordem do Dia 19/05/2026

Deputados debatem déficit no Corpo de Bombeiros e violência política de gênero

Autor: Odara Creston, Guilherme de Andrade e Ricardo Garcia