Reconhecimento de veterinários marca solenidade em homenagem à categoria
Por Pedro Emmanuel Goes11/09/2023 20:35 | Atualizado há 1 mês
Compartilhe esta notícia:

O reconhecimento pelo trabalho realizado pelos médicos e médicas veterinárias do Ceará marcou sessão solene em alusão ao Dia do Médico Veterinário no Brasil. Na solenidade, solicitada pelos deputados Leonardo Pinheiro (Progressistas), Larissa Gaspar (PT), Almir Bié (Progressistas) e De Assis Diniz (PT), foi ressaltada a multiplicidade de serviços que a categoria presta, assim como algumas demandas a serem cumpridas em nível estadual e municipal.
Durante a cerimônia, o deputado Leonardo Pinheiro (Progressistas) ressaltou a importância do médico veterinário, e que seu trabalho vai além do cuidado com os “pets”. Ele lembrou que os profissionais também atuam em atividades ligadas à produção de alimentos de origem animal, em funções fundamentais para o desempenho da atividade agropecuária.
“Atuam como responsáveis técnicos, consultores, e até peritos criminais em determinados casos, além de realizar pesquisa em alimentos, atuar na produção de vacinas e medicamentos de uso animal”, informou. Para ele, ao promover a saúde dos animais, o médico veterinário assegura a qualidade dos rebanhos, reduz o risco de doenças e melhora a qualidade dos alimentos.
A situação da rede pública de atendimento aos animais também foi levantada durante a solenidade. Da melhoria dos equipamentos públicos, como as Unidades de Vigilância de Zoonoses, à cobrança de mais profissionais para ocupar esses equipamentos, a deputada Larissa Gaspar (PT) enumerou algumas propostas de seu mandato que, segundo ela, vem ao encontro dos interesses da categoria e da multiplicidade de suas funções.
Ela destacou, por exemplo, já em seu mandato como deputada estadual, a proposta de criação de uma Secretaria Estadual de Proteção Animal, acatada pelo Governo do Estado. Outras propostas de destaque são a criação de um Santuário de Acolhimento de animais em situação de maus tratos e abandono, de um Centro de Castração Animal e o Reconhecimento dos Animais como Seres Sencientes.
.jpeg)
Foto: Máximo Moura
Entre as demandas trazidas pelo representante da categoria, o presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária, Francisco Atualpa, está a inclusão do médico veterinário entre os profissionais aptos a concorrer a vaga de perito criminal em concursos públicos, e a inclusão de médicos profissionais no Corpo de Bombeiros. “São serviços que também requerem a nossa expertise e nada mais justo que ampliar o rol de funções e lugares em que podemos atuar”, disse.
Ele frisou, no entanto, que a categoria tem sido reconhecida, principalmente nos legislativos municipal e estadual. “Eu diria que no Ceará estamos bem reconhecidos, avançando devagar, com demandas a serem supridas, mas estas são peças que vão se encaixando aos poucos para construir algo bem maior”, refletiu.
O vice-reitor da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Dárcio Teixeira, que também é médico veterinário e na ocasião representou o Governo do Estado, também considerou que o Estado tem olhado para a categoria de forma consciente. Segundo ele, um novo curso de medicina veterinária será instalado no campus da Uece no município de Tauá, o que, para ele, será uma grande oportunidade de ampliar o corpo de profissionais do Estado.
“Nossa intenção é que seja um curso de referência no sertão cearense, assim como o que é ofertado pela Uece aqui na Capital, e onde a maioria de nós se graduou e pós-graduou. É uma área de atuação muito ampla, como já foi dito, e que pode alargar os horizontes dos jovens”, considerou.
Durante a solenidade, 20 médicos e médicas veterinárias foram homenageadas com placas comemorativas, e entre eles, o vereador de Brejo Santo, Francisco Arnou Pinheiro. O homenageado ressaltou que muito do sucesso de sua trajetória se deve à prática da medicina veterinária.
“É uma área de grande importância para o agronegócio, enfrentada pelos profissionais com muita dificuldade e abnegação, e um reconhecimento como esse que recebemos hoje aqui nos enche de orgulho e de estímulo a continuar”, disse.
A cerimônia contou, ainda, com a participação dos deputados De Assis Diniz (PT), Almir Bié (Progressistas), Sargento Reginauro (União), e do presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Ceará, Elmo Aguiar.
Edição: Lusiana Freire
Veja também

Iluminação especial do Plenário 13 de Maio dá início à campanha Agosto Lilás na Alece
Autor: Juliana Melo
Violação da honra é tema do programa Um Lugar de Fala desta segunda
Autor: Wanessa Tavares