Notícias

Alece recebe alunos da Escola Maria José Santos Ferreira Gomes

Por Narla Lopes
12/09/2023 14:17 | Atualizado há 1 ano

Compartilhe esta notícia:

- Foto: Júnior Pio

Estudantes da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Maria José Santos Ferreira Gomes, localizada no bairro Quintino Cunha, visitaram, na manhã desta terça-feira (12/09), a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece). Os 38 alunos das turmas do 2º e 3º ano participaram do projeto O Parlamento e Sua História, coordenado pelo Memorial da Casa Deputado Pontes Neto (Malce).

A deputada Lia Gomes (PDT) recebeu os estudantes da escola que leva o nome de sua mãe. Ela explicou como funciona o Parlamento, as atribuições dos deputados e o que são as sessões plenárias. A parlamentar assinalou a importância de acompanhar as atividades legislativas, onde são votadas matérias importantes para a população, e ressaltou o trabalho da Procuradoria Especial da Mulher na Assembleia Legislativa do Ceará, da qual é presidente.

“É um equipamento que fiscaliza a violência política de gênero, além de acolher denúncias, fazer monitoramento e dar encaminhamento aos casos, bem como elaborar e aprimorar leis que garantam a proteção e a segurança das mulheres e a fiscalização da implementação dessas leis”, frisou.

O professor Carlos Eduardo, de Língua Portuguesa, destacou a importância da experiência dos alunos em visitarem a Casa Legislativa. "Eles não têm uma proximidade muito grande com a política no dia a dia, e essa oportunidade que a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará está dando de conhecer o Parlamento, suas instâncias, de ter esse momento, mesmo que rápido, é muito valiosa, pois nos ajuda a entender melhor a nossa cidadania", destacou.

Na ocasião, os estudantes conheceram o Complexo de Comissões Técnicas da Casa, o Espaço do Povo, a rádio FM Assembleia, o Malce e assistiram a uma palestra sobre a história política do Ceará e do Brasil. Os alunos foram acompanhados pela equipe do Memorial: Socorro Medeiros, Ivana Abreu, Germana Pontes, Rubens Rocha, Carlos Pontes, Isadora Nepomuceno e Thiago Araújo.

Edição: Lusiana Freire

Veja também