Notícias

O Parlamento e Sua História recebe estudantes de Caucaia e do bairro Bela Vista

Por Lincoln Vieira /Pedro Emmanuel Goes
06/03/2024 17:27 | Atualizado há 9 meses

Compartilhe esta notícia:

Estudantes do Colégio Estadual Liceu de Caucaia são recebidos pela deputada Emilia Pessoa Estudantes do Colégio Estadual Liceu de Caucaia são recebidos pela deputada Emilia Pessoa - Foto: Júnior Pio

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) recebeu, na manhã desta quarta-feira (06/03), 37 alunos do 1º ano ensino médio do Colégio Estadual Liceu de Caucaia, localizado no bairro Potira, daquele município.   

A visita faz parte do projeto O Parlamento e Sua História, coordenado pelo Memorial da Assembleia Legislativa do Ceará Deputado Pontes Neto (Malce). Os alunos foram recebidos pela deputada Emilia Pessoa (PSDB). 

A parlamentar falou sobre a importância da participação política da juventude. Segundo ela, o jovem é a “chave” para promover os anseios da população. “Ninguém pode ficar fora do contexto da política. Espero que vocês estejam inspirados todos os dias a serem agentes políticos”, assinalou.

Alunos da Escola Amazonas visitam a Alece e são recebidos pelo deputado Antônio Henrique / Foto: Paulo Rocha

No período da tarde, 42 alunos da Escola de ensino Médio em Tempo Integral Amazonas, localizada no bairro Bela Vista, conhecerem as instalações do Parlamento cearense. A turma foi recepcionada pelo deputado Antônio Henrique (PDT), que contou um pouco de sua trajetória na política e explicou aos estudantes as atribuições do Parlamento e dos parlamentares. 

Acompanhados dos professores Fernando Bruno, Núbia Sousa e Tatiana Soares, os alunos conheceram o Plenário 13 de Maio, o Complexo de Comissões Técnicas da Casa, as instalações da rádio FM Assembleia (96,7 MHz) e o acervo do Malce.

A visita foi “muito instrutiva”, conforme a professora Núbia Sousa. Ela observou que muitos estudantes não conhecem as estruturas que compõem a política local e afirmou que “conhecer o Parlamento por dentro estimula o interesse da turma”. “A palestra do deputado Antônio Henrique foi muito esclarecedora até para nós, professores, então com certeza sairemos daqui com mais conhecimento”, disse. 

Os estudantes foram acompanhados de manhã pela equipe do Memorial formada por Socorro Medeiros, Ivana Abreu, Germana Pontes, Rubens Rocha, Carlos Pontes, Nicole Guedes e Thiago Araújo. Já a equipe da tarde do projeto é composta por Edna Pontes, Cléa Menezes, Lígia Farias, Edna Camarço, Isadora Nepomuceno, Paulo Roberto, Sávio Batista, Marcela Loiola, Nicole Guedes, Miguel Rodrigues e Rodolfo Matos. 

O Parlamento e Sua História recebe estudantes de terça a quinta-feira, no período da manhã e tarde. Para se inscrever no programa, as instituições públicas ou privadas devem agendar visita pelos telefones (85) 3277.3700 e (85) 3277.3707.

Edição: Clara Guimarães

Veja também