Oradores

Guilherme Sampaio reforça apoio aos professores do Estado

Por Narla Lopes
10/04/2024 12:48 | Atualizado há 3 semanas

Compartilhe esta notícia:

Deputado Guilherme Sampaio (PT) - Foto: Junior Pio

O deputado Guilherme Sampaio (PT) reiterou, durante o primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), realizada nesta quarta-feira (10/04), sua disposição em apoiar os professores e professoras do Estado em suas demandas junto ao governo estadual.

Em atenção à categoria, ele destacou que na última quinta-feira fez um pronunciamento no qual apresentou um balanço da mesa de negociação entre o Sindicato Apeoc e o Governo do Estado, na qual foram discutidas várias demandas e resultou em uma proposta que contempla diversos pontos da pauta defendida pelos profissionais. "Para que vocês possam compreender, é importante ressaltar que esses avanços implicam em um investimento adicional por parte do Governo do Estado do Ceará no valor aproximado de R$ 124 milhões", frisou.

O deputado também destacou seu histórico de luta a favor do movimento sindical. “Felizmente, nesses meus 20 anos de vida pública, tenho o orgulho de ser apoiado e de representar várias lideranças do movimento sindical de várias categorias, inclusive do serviço público. Na educação tive a oportunidade de ser um dos autores do plano de carreiras dos professores do município de Fortaleza, que é um dos melhores do País ”, assinalou.

O parlamentar destacou ter ressaltado em sua fala que a partir daquele momento a categoria apreciaria as propostas da mesa, justamente por compreender a dinâmica do movimento. “E quero lembrar que isso aconteceu na quinta-feira pela manhã. Ocorre que no mesmo dia à tarde, houve uma assembleia, onde aconteceram muitas divergências e conflitos de posições, o que é normal, e lamentavelmente esses conflitos resultaram em violência”, pontuou. Por este motivo, frisou o deputado, ele não mencionou os fatos que ocorreram na assembleia à tarde. 

“Feitos esses esclarecimentos, quero lamentar que tenha ocorrido violência e dizer mais uma vez que cabe à categoria apreciar e aprovar ou não as propostas. Podem contar sempre com a minha militância e colaboração nesse diálogo”, assinalou. 

Além disso, o deputado falou da grande mobilização democrática do Partido dos Trabalhadores que ocorreu no último domingo. “Foi uma experiência emocionante ver centenas de pessoas envolvidas voluntariamente para organizar um processo eleitoral que mobilizou quase seis mil filiados e filiadas do PT. Um recorde histórico”, celebrou, acrescentando que o processo todo de escolha dos delegados foi conduzido de forma democrática e transparente. 

Em aparte, o deputado Cláudio Pinho (PDT) parabenizou o deputado pelo debate que manteve dentro do partido, destacando que é assim que se constrói uma democracia. 

Edição: Lusiana Freire

Veja também