Notícias

Questão de Ordem destaca 50 anos da Revolução dos Cravos em Portugal

Por Pedro Emmanuel Goes/com Assessoria
25/04/2024 16:24

Compartilhe esta notícia:

Vice-cônsul de Portugal em Fortaleza, Rui Almeida, e jornalista Renato Abreu

O programa Questão de Ordem, da TV Assembleia (canal 31.1), recebe, nesta quinta-feira (25/04), o cônsul do Vice-Consulado de Portugal em Fortaleza, Rui Almeida. O entrevistado vai falar sobre a Revolução dos Cravos, movimento popular que encerrou a ditadura militar liderada pelo primeiro-ministro do país, o jurista Antonio Salazar, e que completa 50 anos hoje. Além disso, o cônsul comenta sobre as relações existentes entre Portugal, Brasil e Ceará.

Apesar de a presença dos portugueses ser registrada no Ceará há mais de 400 anos, hoje, de acordo com o Sistema Nacional de Cadastro e Registro de Estrangeiro (Sincre), da Polícia Federal, 2.680 lusos residem no Estado. Desses, 69% moram em Fortaleza.

O livro "Praça Portugal - Um laço entre Portugal e o Ceará", lançado em 2009 pela Terra da Luz Editorial, relata que a imigração de portugueses para o Nordeste nos séculos XVIII e XIX se dava aos poucos e que eles tinham quase sempre o destino e trabalho já acertados pelos conterrâneos que chegaram primeiro.

A relação entre Portugal e Ceará é antiga e remonta a 1603, quando o açoriano Pero Coelho de Souza aportou nas terras do Siará Grande, e levas de portugueses trouxeram seus costumes, língua e sobrenomes para compor a miscelânea que forma hoje o povo cearense. A influência dos lusos, no entanto, vai além dos pães e da intrepidez de desbravar novos territórios, sendo forte também na culinária tradicional dos sertões e na arquitetura, especialmente das igrejas de cidades como Icó, Aquiraz, Aracati, Sobral e em Almofala, distrito de Itarema.

ENTREVISTADO

Rui Almeida é licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra. Já foi diplomata nas embaixadas em Lima, Liubliana e Riade. Foi chefe de divisão das Questões Pan-Africanas e da África Ocidental, Central e Oriental na Direção de Serviços da África Subsariana, da Direção-Geral da Política Externa e na Embaixada de Portugal em Tunes.

Com produção de Helenir Medeiros e apresentação do jornalista Renato Abreu, o Questão de Ordem vai ao ar de terça a sexta-feira, às 19h30. A reprise acontece às 7h do dia seguinte. O programa também é transmitido pela rádio FM Assembleia (96,7 MHz), de terça a sexta-feira, às 22h. 

Edição: Clara Guimarães



 

Veja também