"Guia dos Bens Tombados do Ceará" é tema do Questão de Ordem
Por Wanessa Tavares/ com Assessoria01/05/2024 13:30
Compartilhe esta notícia:

O programa Questão de Ordem, da TV Assembleia (canal 31.1), recebe nesta quarta-feira (01/05), os doutores em Arquitetura e Urbanismo e professores da Universidade Federal do Ceará (UFC) Beatriz Helena Nogueira Diógenes e Romeu Duarte Júnior. Os convidados vão falar sobre uma pesquisa criteriosa que realizaram e que resultou na elaboração do “Guia dos Bens Tombados do Ceará”, uma importante contribuição para a construção de uma memória bibliográfica do Ceará na área de patrimônio edificado.
O guia foi lançado no dia 27 de março, na sede da Fundação Waldemar Alcântara, em Fortaleza. Além dos textos sobre cada imóvel, o leitor encontrará fotografias atuais em ângulos que, com fidelidade, fornecem a dimensão histórica e o valor arquitetônico dos bens retratados, registrados pelo fotógrafo e jornalista Jarbas Oliveira, formado em Comunicação Social pela UFC, documentarista e fotojornalista, autor de livros. Será possível ainda apreciar as plantas arquitetônicas de cada um dos bens.
As editoras do livro, Dora Freitas e Sílvia Furtado, buscaram informações junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e à Secretaria da Cultura do Governo do Estado do Ceará (Secult-CE) para a realização desse projeto, além de dados disponibilizados pelas instituições municipais que, em parceria com as estaduais, zelam e guardam os bens tombados.
ENTREVISTADOS
Beatriz Helena Nogueira Diógenes é graduada em Arquitetura e Urbanismo pela UFC, mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (USP), em Engenharia Civil pela UFC e doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP), com a tese “Dinâmicas urbanas recentes da área metropolitana de Fortaleza”. Ela também tem pós-doutorado pela FAUUSP.
A convidada é ainda professora associada do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFC e do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura, Urbanismo e Design da UFC (PPGAU+D/UFC). Participa como pesquisadora do Laboratório de Crítica em Arquitetura, Urbanismo e Urbanização (LoCAU) e desenvolve pesquisas nas áreas de Arquitetura Moderna, Turismo e Urbanização Contemporânea. É autora dos livros: “Arquitetura e estrutura: o uso do concreto armado em Fortaleza” e “Novas centralidades urbanas: o bairro da Aldeota em Fortaleza”. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Arte e da Arquitetura, Arquitetura Moderna, Urbanização Contemporânea.
Já Romeu Duarte Júnior é formado em Arquitetura e Urbanismo pela UFC, além de mestre e doutor em Arquitetura e Urbanismo pela USP. É professor associado do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFC e professor do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo e Design do Curso de Especialização em Projeto Arquitetônico Contemporâneo: Teoria e Prática. Tem experiência nas áreas de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em História da Arquitetura e do Urbanismo, Teoria de Arquitetura e Urbanismo, Projeto de Arquitetura e Urbanismo e Patrimônio Cultural Edificado.
O entrevistado atuou como titular da Superintendência Regional do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Ceará (Iphan/CE), foi presidente do Departamento do Ceará do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB/CE), presidente da Direção Nacional do IAB, diretor da Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura (ABEA). Atualmente, é representante titular da UFC na Comissão Permanente de Avaliação do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano do Município de Fortaleza e no Conselho Estadual das Cidades. É também compositor, escritor e cronista, mantendo desde 2012 um espaço de crônica quinzenal no jornal O Povo, de Fortaleza.
O programa Questão de Ordem tem apresentação do jornalista Renato Abreu e produção de Helenir Medeiros. Vai ao ar de terça a sexta-feira, às 19h30. A reprise acontece às 7h do dia seguinte. O programa também é transmitido pela rádio FM Assembleia (96,7 MHz), de terça a sexta-feira, às 22h.
O programa também é exibido no YouTube da TV Assembleia.
Edição: Clara Guimarães
Veja também

Alece homenageia atuação de mulheres em sessão solene alusiva ao Dia Internacional da Mulher
Autor: Ariadne Sousa