Notícias

Alunos de escola do Novo Mondubim visitam a Alece nesta terça-feira

Por Ricardo Garcia/ Wanessa Tavares
07/05/2024 17:11 | Atualizado há 1 semana

Compartilhe esta notícia:

Alunos da Escola Irmão Urbano Gonzales Rodrigues visitam a Alece - Foto: Júnior Pio

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) recebeu, na manhã desta terça-feira (07/05), 26 alunos do 2º ano do ensino médio da Escola de Ensino Médio de Tempo Integral (EEMTI) Irmão Urbano Gonzales Rodrigues, do bairro Novo Mondubim, em Fortaleza. A visita faz parte do projeto O Parlamento e Sua História, coordenado pelo Memorial da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará Deputado Pontes Neto (Malce). 

Os estudantes foram acompanhados pelos professores Katrine Borges e Pedro Otávio, do Núcleo de Trabalho de Pesquisas e Práticas Sociais (NTPPS). Na ocasião, eles foram recebidos no Plenário 13 de Maio pelo deputado Lucinildo Frota (PDT), que explicou sobre o funcionamento da Casa e o papel do Poder Legislativo estadual.

Durante a visita, além do Plenário 13 de Maio, os alunos conheceram o Complexo de Comissões Técnicas da Casa, a rádio FM Assembleia e o Malce. Os visitantes foram acompanhados pela equipe do Memorial, formada por Paulo Roberto Nunes, Socorro Medeiros, Ivana Abreu, Germana Pontes, Rubens Rocha, Carlos Pontes, Nicole Guedes, Thiago Araújo, Bárbara Marinho e Miguel Rodrigues. 

Deputado Renato Roseno recebe alunos da Escola Irmão Urbano Gonzales Rodrigues - Foto: Dário Gabriel

Já no período da tarde, 30 alunos do 2º ano do ensino médio da mesma instituição, acompanhados pela professora Katrine Borges, do NTPPS, receberam as boas-vindas do presidente da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Alece, o deputado Renato Roseno (Psol). Na ocasião os alunos foram apresentados também à vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Assembeia Legislativa do Estado de Sergipe, a deputada Linda Brasil (Psol/SE), e a comitiva do Governo Federal de Angola,  que visitava o Legislativo cearense.

“É superimportante o projeto O Parlamento de Sua História, desenvolvido pela Alece, realizar essa possibilidade de aproximar os sistemas de educação pública do Parlamento e falar da crise da política para aproximar aqueles que podem resolver essa crise fazendo política”, afirmou.

Após o bate-papo de Renato Roseno com os jovens, quem também saudou os alunos foi a deputada estadual de Sergipe Linda Brasil (Psol/SE), que incentivou os estudantes a terem curiosidade pela política e pela atuação dos deputados estaduais. 

“A minha eleição veio a partir da juventude, pois sou mestra em Educação e sempre fiz debates em escolas levando assuntos sobre respeito à diversidade. E essa temática acabou contribuindo para que desconstrua o estigma da violência entre gêneros, raças e culturas. É preciso que vocês jovens transformem o meio político e que tenham representatividade”, enfatizou.

A aluna Anne Costa, 16 anos, disse que se sentiu honrada em conhecer dois deputados estaduais de estados diferentes e em ter ouvido um pouco sobre suas atuações e metas a cumprir durante os seus mandatos, além de conhecer representantes de Angola.

O grupo também visitou a Biblioteca César Cals, o Malce, as instalações da rádio FM Assembleia (96,7 MHz) e o Plenário 13 de Maio. A turma foi acompanhada durante o percurso da visita pela equipe do Malce: Edna Pontes, Cléa Menezes, Lígia Farias, Edna Camarço, Isadora Nepomuceno, Paulo Roberto, Sávio Batista, Marcela Loiola, Nicole Guedes, Miguel Rodrigues e Rodolfo Matos. 

O Parlamento e Sua História recebe estudantes de terça a quinta-feira, no período da manhã e da tarde. Para se inscrever no programa, as instituições públicas ou privadas devem agendar visita pelos telefones (85) 3277.3700 e (85) 3277.3707. 

Edição: Clara Guimarães

Veja também