Notícias

Alunos de escolas públicas na Bela Vista e Luciano Cavalcante conhecem a Alece

Por Giovanna Munhoz/Vandecy Dourado
08/05/2024 16:25 | Atualizado há 1 semana

Compartilhe esta notícia:

Alunos da Escola Professor José Júlio da Ponte são recebidos pelos deputados Sargento Reginauro e Antônio Henrique - Foto: Júnior Pio

Alunos da Escola Municipal de Tempo Integral Professor José Júlio da Ponte, localizada no bairro Bela Vista, e da Escola Estadual de Educação Profissional Jaime Alencar de Oliveira, no bairro Luciano Cavalcante, ambas em Fortaleza, conheceram a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) nesta quarta-feira (08/05). 

Como parte do projeto O Parlamento e Sua História, coordenado pelo Memorial da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará Deputado Pontes Neto (Malce), as visitas são mediadas pela equipe do Malce e percorrem setores como a Biblioteca César Cals de Oliveira, o Plenário 13 de Maio, a rádio FM Assembleia (96.7MHz), as exposições em cartaz na Casa, entre outros espaços.

Os 27 alunos do 9° ano da Escola Professor José Júlio da Ponte foram recebidos pelos deputados Sargento Reginauro (União) e Antônio Henrique (PDT), que explicaram o funcionamento da Casa e destacaram a importância de a população acompanhar as atividades do Legislativo cearense.

Durante a visita, os estudantes assistiram a uma palestra sobre a história política do Ceará e do Brasil. Os estudantes foram acompanhados e orientados sobre o funcionamento da Alece pela equipe do Memorial, composta por Paulo Roberto, Socorro Medeiros, Ivana Abreu, Germana Pontes, Rubens Rocha, Nicole Guedes, Thiago Araújo, Carlos Pontes, Bárbara Marinho e Miguel Rodrigues.

Estudantes da Escola Jaime Alencar de Oliveira visitam a Alece e conversam com Liane de Alencar, da Ouvidoria Parlamentar - Foto: Dário Gabriel

No turno da tarde, os 42 estudantes da Escola Jaime Alencar de Oliveira foram recebidos pela servidora Liane de Alencar, que integra a equipe da Ouvidoria Parlamentar. Ela apresentou os serviços do setor voltado a ouvir as manifestações do cidadão em relação à atividade legislativa.

“Além de ser um canal de interação entre o cidadão e o Parlamento, nós queremos dizer para vocês que busquem ideias que possam chegar até nós. Vocês estão tendo uma oportunidade valiosíssima de saber como funciona a quinta Casa Legislativa mais transparente do Brasil, em termos de prestação de serviço ao cidadão”, destacou Liane.

Aos 15 anos, a estudante Sofia Seglio revelou que fez uma pesquisa rápida sobre o sistema político brasileiro antes da visita. Pela primeira vez na Alece, ela ficou fascinada com a arquitetura do prédio. “É muito bonita. Eu gostei muito dos materiais, da grandeza do edifício, dos corredores, do Plenário. Eu achei muito interessante ter conhecimento sobre isso. Era algo que eu tinha curiosidade em conhecer”, explicou. 

Os alunos foram acompanhados pela equipe vespertina do Memorial: Edna Pontes, Cléa Menezes, Lígia Farias, Edna Camarço, Isadora Nepomuceno, Paulo Roberto, Sávio Batista, Marcela Loiola, Nicole Guedes, Miguel Rodrigues e Rodolfo Matos.

O Parlamento e Sua História recebe estudantes de terça a quinta-feira, no período da manhã e tarde. Para se inscrever, as instituições públicas ou privadas devem agendar visita pelos telefones (85) 3277.3700 e (85) 3277.3707.

Edição: Clara Guimarães

Veja também