Notícias

Projeto de extensão sobre o racismo é tema do Questão de Ordem desta terça-feira

Por Wanessa Tavares/ com Assessoria
14/05/2024 16:55 | Atualizado há 11 meses

Compartilhe esta notícia:

Graduanda em Direito Maria Clara Castelo Branco, professoras Bleine Caúla, e Dayse Braga e jornalista Renato Abreu

O programa Questão de Ordem, da TV Assembleia (canal 31.1), recebe, nesta terça-feira (14/05), as professoras de Direito da Universidade de Fortaleza (Unifor) Bleine Queiroz Caúla e Dayse Braga Martins, além da graduanda em Direito pela Unifor Maria Clara Castelo Branco.

As convidadas vão falar sobre o projeto de extensão da Unifor  em que foram elaboradas as cartilhas "Cores da Igualdade" e "Gestão de Conflitos Raciais".  O projeto de extensão proporciona a vivência dos alunos com o racismo e suas diferentes formas de manifestação, uma  experiência na qual elaboram um produto para a sociedade (as cartilhas), além de uma visita técnica a uma escola de ensino médio.

Inicialmente, a professora Bleine Queiroz e a universitária em Direito Maria Clara Castelo Branco vão comentar a  cartilha “Cores da Igualdade”, cujo tema foi escolhido pelos alunos do semestre 2024.1 da disciplina Direito e Gestão Consensual de Conflito (turma manhã) para o projeto de extensão do novo currículo do curso de Direito da Unifor.

A cartilha homenageia algumas pessoas negras nacionalmente conhecidas: Pelé (jogador de futebol), Marielle Franco (política), Glória Maria (jornalista) – in memoriam – e Lívia Maria Santana e Sant’Anna Vaz (promotora de Justiça).

Já a professora Dayse Braga vai comentar sobre a cartilha “Gestão de Conflitos Raciais”, que foi desenvolvida pelos alunos da disciplina de Gestão Consensual de Conflitos do curso de Direito da Unifor e se propõe a abordar a tutela jurídica do racismo, suas estruturas, seus meios de disseminação, consequências e formas de combate, além de trazer informações sobre a cultura negra e indicações socioculturais.

ENTREVISTADAS

Bleine Queiroz Caúla é doutora em Direito - Línia Dinvestigació em Estratégies Globais per al Desenvolupament Sostenible - pela Universitat Rovira i Virgili (Espanha - Tarragona). Também é líder do grupo de pesquisa Diálogo Ambiental, Constitucional, Internacional, cadastrado no CNPq e vinculado à Universidade de Fortaleza (Unifor). É coordenadora científica do Seminário Internacional Diálogo Ambiental, Constitucional, Internacional e editora das obras publicadas (volumes 1 a 22). Advogada agraciada com o 5º Prêmio Innovare 2008 (Gestora do Projeto Cidadania Ativa da Universidade de Fortaleza), é professora assistente da Unifor (Direito Ambiental, Direito e Gestão de Conflitos, Prática Jurídica, Projeto de Pesquisa). Áreas de pesquisa: Direito Ambiental, Educação Ambiental, Mediação Ambiental, Direito de Família, Direito Eleitoral.

Já Dayse Braga é advogada, mediadora e conciliadora judicial certificada. Possui graduação em Direito, mestrado e doutorado em Direito Constitucional, ambos pela Unifor. Atualmente é professora adjunta do curso de Direito do Centro de Ciências Jurídicas da Unifor das disciplinas de Estágio IV e V, Gestão Consensual de Conflitos e Soluções Extrajudiciais de Disputas, além de mediadora e conciliadora judicial do Cejusc/Unifor. Professora da pós-graduação lato sensu da Unifor, exerceu atividade de gestão acadêmica, pelo mandato de dois anos cada uma, como supervisora do Escritório de Prática Jurídica, assessora pedagógica do Centro de Ciências Jurídicas e coordenadora do Curso de Direito, todos na Unifor, do ano de 2006 a 2012, respectivamente.

Maria Clara Castelo é graduanda do curso de Direito da Unifor. 

O programa Questão de Ordem tem apresentação do jornalista Renato Abreu e produção de Helenir Medeiros. Vai ao ar de terça a sexta-feira, às 19h30. A reprise acontece às 7h do dia seguinte. O programa também é transmitido pela rádio FM Assembleia (96,7 MHz), de terça a sexta-feira, às 22h.

O programa também é exibido no YouTube da TV Assembleia.

Edição: Clara Guimarães

Veja também