Inteligência artificial e o impacto no mundo do trabalho são tema no Questão de Ordem
Por Wanessa Tavares/ com Assessoria17/05/2024 16:58 | Atualizado há 11 meses
Compartilhe esta notícia:

O programa Questão de Ordem, da TV Assembleia (canal 31.1), recebe, nesta sexta-feira (17/05), às 19h30, o professor titular de Sociologia no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Ricardo Antunes.
O convidado vai falar sobre a Primeira Conferência Inteligência Artificial, Sindicatos e a Luta por Direitos, que está acontecendo em Fortaleza, Redenção, Juazeiro do Norte e Sobral desde o dia 15 de maio e segue até 20 de maio. O encontro conta com a participação de sindicalistas, professores e estudantes universitários.
A abertura do evento aconteceu na última quarta-feira (15/05), no auditório da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará (UFC), com a palestra do professor da Unicamp Ricardo Antunes.
O palestrante compartilhou conhecimentos fundamentais para a compreensão das possibilidades, cuidados e desafios da inteligência artificial para a sociedade e o mundo do trabalho.
Durante seis dias, conferencistas renomados irão discutir a proteção dos trabalhadores, das famílias e da sociedade, uma absoluta necessidade frente ao avanço das tecnologias da inteligência artificial. A conferência terá transmissão ao vivo pelo Instagram, YouTube e Facebook de inúmeras entidades e instituições.
ENTREVISTADO
Ricardo Antunes é doutor em Sociologia e professor titular de Sociologia no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp. Antes, foi professor da Fundação Getúlio Vargas, de São Paulo (FGV/SP), e da Universidade Estadual Paulista (UNESP). Ministrou cursos de pós-graduação e graduação e conferências em várias universidades na Europa (Itália, Espanha, França, Inglaterra, Portugal, Suíça), na América do Norte (EUA), América do Sul (Argentina, Uruguai, Chile, Venezuela, Equador, Colômbia, Guatemala, Costa Rica, Cuba) e na Ásia (China e Índia). Coordena as Coleções Mundo do Trabalho (Boitempo).
Também publicou 25 artigos em revistas acadêmicas e capítulos de livros em vários países. Recebeu o Prêmio Zeferino Vaz da Unicamp (2003), a Cátedra Florestan Fernandes da CLACSO (2002) e a Medalha (Comenda) do Tribunal Superior do Trabalho (TST) (2013), além de ter publicado 14 livros. Atua nos temas sociologia do trabalho, teoria social, ontologia do ser social, nova morfologia do trabalho, trabalho e centralidade, classe trabalhadora, trabalho em plataformas digitais, o novo proletariado de serviços, ação e consciência de classe, sindicalismo e movimento operário.
O programa Questão de Ordem tem apresentação do jornalista Renato Abreu e produção de Helenir Medeiros. Vai ao ar de terça a sexta-feira, às 19h30. A reprise acontece às 7h do dia seguinte. O programa também é transmitido pela rádio FM Assembleia (96,7 MHz), de terça a sexta-feira, às 22h, e no YouTube da TV Assembleia.
Edição: Clara Guimarães
Veja também

Alece realiza ação social na comunidade do Pio XII em parceria com a Unifor
Autor: Narla Lopes
Assembleia Legislativa celebra os 25 anos do Sana nesta quinta-feira
Autor: Wanessa Tavares