Alece celebra 70 anos da UFC em sessão solene e concede título a reitor da universidade
Por Pedro Emmanuel Goes20/05/2024 21:04
Compartilhe esta notícia:

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) celebrou, em sessão solene realizada na noite desta segunda-feira (20/05), os 70 anos da Universidade Federal do Ceará (UFC), atendendo a solicitação dos deputados Renato Roseno (PSol), Missias Dias (PT) e Stuart Castro (Avante). Durante a homenagem, também houve a entrega do Título Cidadão Cearense ao reitor da universidade, professor Custódio Almeida.
Durante a solenidade, foram destacados o impacto do serviço prestado pela universidade ao povo cearense, assim como a atuação de Custódio Almeida durante seu mandato como reitor.
O presidente da Alece, deputado Evandro Leitão (PDT) reconheceu que, pelos serviços prestados, a UFC é um ícone para os cearenses e motivo de orgulho para o Estado. “A academia cearense está muito bem representada esta noite, assim como seu reitor, homenageado esta noite, pela sua folha de serviços prestados ao povo cearense”, disse.
A atuação da universidade ao longo dos últimos 70 anos foi exaltada pelo deputado Renato Roseno (Psol). De acordo com ele, o trabalho promovido pela UFC engloba 120 mil profissionais cearenses graduados; figura como uma das melhores universidades do Brasil, conforme o índice geral de cursos; uma das melhores produções em pesquisa - estas, destacou, voltados aos dilemas imediatos do povo cearense; além de mais de 500 cientistas entre os mais citados do Brasil.
O parlamentar também salientou o papel da universidade na construção do futuro, não só de cada estudante, mas do Ceará como um todo. “Foram os estudantes que há 70 anos cobraram a implantação de uma universidade cearense, imersa em nossa cultura e implicada em nossas questões. Hoje, a UFC produz tecnologias que chegam a todo o Brasil, além de ser cada vez mais uma universidade aberta, que contempla e engrandece cada vez mais o povo cearense”, defendeu.
Custódio Almeida, Reitor da Universidade Federal do Ceará - Foto: Marcos Moura
Principal homenageado da noite, Custódio Almeida frisou que, apesar de ter chegado ao Ceará ainda criança, a comenda o fez “cearense de fato”. “Se a prestação de serviços enquanto reitor é a prerrogativa para esta homenagem, então devo dizer que foi a UFC que oportunizou isso em minha vida”, agradeceu.
Ele também refletiu que sua atuação frente a Universidade Federal do Ceará reverbera o que, segundo ele, são os princípios universais que norteiam as instituições de ensino: “formar para a paz, para a igualdade e para a Justiça”. “Sem essas atribuições uma universidade não cumpre sua missão”, disse, reforçando sua luta e a da universidade “contra toda forma de egoísmo, opressão e injustiça”.
Além de Custódio, 30 profissionais, entre servidores e colaboradores que marcaram a história da UFC, foram homenageados com certificados.
A concessão do Título de Cidadão Cearense ao reitor Custódio Almeida está prevista na Lei n.º 18.771/24, aprovada pela Alece e sancionada pelo governador Elmano de Freitas.
Custódio Almeida é também professor titular do Instituto de Cultura e Arte (ICA) e docente do curso de Filosofia, ambos da UFC. Ao longo da trajetória dele na instituição, foi ainda coordenador do curso de Filosofia, chefe do Departamento de Ciências Sociais e Filosofia, diretor do ICA, pró-reitor de Graduação e vice-reitor da UFC.
Assinaram o projeto de lei que propôs a entrega do Título de Cidadão o presidente da Alece, deputado Evandro Leitão (PT), e os deputados Renato Roseno (Psol), Larissa Gaspar (PT), Stuart Castro (Avante), Júlio César Filho (PT) e Agenor Neto (MDB).
Participaram das homenagens ainda os deputados Agenor Neto (MDB), Larissa Gaspar (PT), De Assis Diniz (PT), Missias Dias (PT), a vice-reitora da UFC, Diana Azevedo; o assessor Especial para Assuntos Municipais do Estado, Artur Bruno; além de representantes da Câmara Municipal de Fortaleza, da Defensoria Pública do Estado, do Ministério Público do Estado.
Edição: Lusiana Freire
Veja também

Dia do Profissional da Contabilidade é comemorado na Alece nesta segunda
Autor: ALECE
Lideranças criticam os impactos da EC nº 103 na previdência dos trabalhadores municiais
Autor: Guilherme de Andrade