Notícias

Tragédia do Rio Grande do Sul é tema do Questão de Ordem desta quinta-feira

Por Wanessa Tavares/ com Assessoria
23/05/2024 17:14

Compartilhe esta notícia:

Professor da UFC , Francisco de Assis Souza Filho, e jornalista Renato Abreu

O programa Questão de Ordem, da TV Assembleia (canal 31.1), recebe nesta quinta-feira (23/05), às 19h30, o diretor do Centro Estratégico de Excelência em Política de Água e Seca da Universidade Federal do Ceará (CEPAS/UFC), professor Francisco de Assis de Souza Filho. 

O convidado, que é  especialista e pesquisador em Engenharia Ambiental e Hidráulica, vai comentar a tragédia no Rio Grande do Sul,  falando também da realidade do Ceará. 

O pesquisador participou do comentado  estudo técnico com recomendações para a política climática, que elaborou  o documento “Brasil 2040: cenários e alternativas de adaptação à mudança do clima”,  durante o primeiro mandato da presidente Dilma, em 2012,  que  traçava cenários que acabaram se concretizando, como elevação do nível do mar, intensas chuvas no Sul do Brasil, secas mais fortes no Nordeste, falta de água no Sudeste e ondas de calor. Com a tragédia do RS, esse relatório foi bastante mencionado pelos ambientalistas e a imprensa, por não ter sido colocado em prática.

Em 2023, o Rio Grande do Sul já tinha passado por pelo menos quatro eventos climáticos provocados por ciclones e chuvas persistentes, que deixaram cerca de oitenta mortes, mas não há registros de grandes medidas de prevenção tomadas desde então.

ENTREVISTADO

Francisco de Assis de Souza Filho é graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará (UFC), mestre em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (USP) e doutor em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da USP.  Atualmente é professor do Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental da UFC, atuando no programa de pós-graduação em Engenharia Civil (Recursos Hídricos).

É cientista chefe na área de Recursos Hídricos na Fundação de Amparo à Pesquisa do Ceará (Funcap) com a função de aproximar a Academia e o conhecimento técnico-científico da produção de políticas públicas na área de recursos hídricos. É pesquisador Associado da Universidade de Columbia em Nova Iorque desde 2006, estando ligado ao Columbia Water Center.

Coordena atualmente projeto de Internacionalização PRINT-Capes que envolve universidades e centro de pesquisa de diversos países. Desenvolve pesquisas na área de recursos hídricos nos seguintes temas: alocação de águas, economia e planejamento dos recursos hídricos, clima e recursos hídricos, operação de reservatórios.

O programa Questão de Ordem tem apresentação do jornalista Renato Abreu e produção de Helenir Medeiros. Vai ao ar de terça a sexta-feira, às 19h30. A reprise acontece às 7h do dia seguinte. O programa também é transmitido pela rádio FM Assembleia (96,7 MHz), de terça a sexta-feira, às 22h, e exibido no YouTube da TV Assembleia.

Edição: Clara Guimarães

 

 



 

Veja também