Oradores

Cláudio Pinho pede mais investimentos em itens de segurança contra incêndios na Alece

Por Gleydson Silva
02/07/2024 13:41 | Atualizado há 3 semanas

Compartilhe esta notícia:

Deputado Cláudio Pinho (PDT) - Foto: Junior Pio

O deputado Cláudio Pinho (PDT) pediu, durante o primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), nesta terça-feira (02/07), que a Casa reforce os investimentos em equipamentos e prevenção contra incêndios nos prédios do Legislativo cearense.

O parlamentar lamentou o incêndio que atingiu o Plenário 13 de Maio da Alece, no último dia 20 de junho, mas cobrou que a Casa avalie todos os pontos que precisam ser melhorados para evitar novos incidentes, dando assim mais segurança para os servidores. “Ao que parece não soou alarme, não tinha hidrantes para debelar o fogo o quanto antes. Mas o importante é que saímos desse episódio sem vítimas fatais. Então, precisamos cuidar da nossa Casa para evitar esse tipo de transtorno”, avaliou.

Na avaliação de Cláudio Pinho, é preciso cuidar do patrimônio da Assembleia Legislativa, “sem desviar as funções” que são da Casa, que, “por muitas vezes, assume o papel que era pra ser feito pelo Governo do Estado na assistência social”. “Distribuir quentinhas, fogões, geladeiras para as associações. Será que é a função da Assembleia e não tomar conta nem das suas instalações?”, questionou.

O deputado pediu ainda mais transparência da Casa Legislativa na quando houver solicitação de informações. Segundo ele, informações que pediu à Mesa Diretora não foram respondidas, assim como não houve retorno no pedido de imagens de uma sessão plenária. Cláudio Pinho afirmou ainda que as prerrogativas dos deputados não podem ser postas de lado e todos precisam ser atendidos, independente de serem de situação ou oposição ao Executivo.

O deputado Sérgio Aguiar (PDT), em aparte, lembrou da importância do Plenário 13 de Maio para os cearenses, recordou momentos que ele e sua família viveram no local e lamentou o incidente. “Me solidarizo com todos, Mesa Diretora, servidores, e quero elogiar a ação do Corpo de Bombeiros”, pontuou.
O deputado Sargento Reginauro (União) afirmou que solicitará um relatório do Corpo de Bombeiros sobre as condições de itens de segurança de prédios públicos, a fim de saber se estão em consonância com as normas técnicas necessárias de prevenção de incêndios.

Já os deputados Antônio Henrique (PDT), Queiroz Filho (PDT) e Lucinildo Frota (PDT) pediram mais transparência da Casa no fornecimento de informações, sobretudo quando essas forem solicitadas por deputados. Para eles, é um direito dos parlamentares, por exemplo, terem acesso a imagens de sessões plenárias passadas, quando essas forem solicitadas.

Edição: Adriana Thomasi/Lusiana Freire

Veja também