Escritório Frei Tito destaca suspensão de reintegração de posse da Ocupação Paraíso
Por ALECE08/08/2024 14:39 | Atualizado há 9 meses
Compartilhe esta notícia:

O Escritório de Direitos Humanos e Assessoria Jurídica Popular Frei Tito de Alencar (EFTA), órgão da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), destaca a suspensão de decisão liminar de reintegração de posse da Ocupação Paraíso, na Praia do Futuro, em Fortaleza.
O Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE) acolheu tanto a petição de reconsideração apresentada pelo EFTA quanto o agravo de instrumento interposto, decisão que levou em consideração informações apresentadas pelo escritório, pelo Núcleo de Habitação e Moradia (NUHAM) da Defensoria Pública do Estado do Ceará e pelos moradores da ocupação.
Reconhecendo a complexidade da situação e a necessidade de uma abordagem mais abrangente, foi determinada a suspensão dos efeitos da decisão anterior de reintegração de posse e o recolhimento imediato do mandado de reintegração, evitando assim ações de despejo que pudessem afetar as famílias da Ocupação Paraíso.
Um ponto crucial da decisão foi o encaminhamento do caso à Comissão Regional de Soluções Fundiárias do TJCE. A medida visa buscar uma resolução pacífica e consensual para o conflito, levando em consideração os direitos e necessidades das famílias que passaram a ocupar o imóvel abandonado há pelo menos 30 anos, como um reflexo do déficit habitacional que afeta as cidades brasileiras.
Péricles Moreira, advogado do Escritório Frei Tito, avalia que a vitória representa um importante passo na luta pelo direito a moradia.
“A decisão abre caminho para uma análise mais aprofundada da situação, considerando aspectos sociais e humanos envolvidos na ocupação. A vitória da Ocupação Paraíso serve como um exemplo inspirador para outras comunidades em situações semelhantes, reforçando a importância da advocacia popular e da intervenção judicial em prol dos direitos humanos e da justiça social”, comenta.
ESCRITÓRIO FREI TITO
O EFTA é um órgão permanente de promoção à cidadania da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) com foco na assessoria jurídica popular, judicial e extrajudicial às comunidades vulnerabilizadas, aos grupos, coletivos, movimentos e indivíduos em casos emblemáticos de violações de direitos humanos.
Criado em junho de 2000, o escritório acompanha casos em diversas regiões do Ceará a partir de sua sede em Fortaleza e da sede no município do Crato, inaugurada em julho de 2024.
O Escritório Frei Tito atua de forma integrada com a Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Alece e é presidido pelo titular do colegiado, atualmente o deputado Renato Roseno.
Da Redação/com Assessoria
Veja também

Alece marca os 75 anos da Fiec com homenagens a dirigentes da Federação
Autor: Ariadne Sousa
Valorização da enfermagem é defendida durante solenidade em homenagem à categoria
Autor: Pedro Emmanuel Goes