Estudantes de Caucaia e de projeto educacional de Canindé visitam Alece
Por Ricardo Garcia / Pedro Emmanuel Goes27/08/2024 16:17 | Atualizado há 7 meses
Compartilhe esta notícia:

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) recebeu, na manhã desta terça-feira (27/08), alunos do 1º Ano do Ensino Médio da Escola de Ensino Médio de Tempo Integral Vicente Arruda, do Planalto Caucaia, no município de Caucaia. No período da tarde a visita foi dos estudantes do Projeto Educacional Jovem Guarda Cidadã, do município de Canindé
A visita faz parte do projeto "O Parlamento e sua História", desenvolvido pelo Memorial da Assembleia Legislativa do Ceará Deputado Pontes Neto (Malce), que proporciona informações sobre a política e a história do Parlamento cearense a alunos de escolas públicas e privadas de Fortaleza e municípios próximos.
Pela manhã, os 38 alunos foram acompanhados pelas professoras Milena Moraes e Fernanda Melo, bem como pela equipe do Memorial, formada por Paulo Roberto Nunes, Socorro Medeiros, Ivana Abreu, Germana Pontes, Rubens Rocha, Carlos Pontes, Nicole Guedes, Thiago Araújo, Bárbara Marinho e Mateus Leitão.
Em virtude da reforma do Plenário 13 de Maio, o roteiro contempla, momentaneamente, a exposição permanente do Malce, a apreciação mais detalhada do quadro "Cearensidade", próximo a entrada do Plenário 13 de Maio, dentre outros espaços da Casa. Os visitantes também acompanharam palestra sobre a história política do Ceará, do Brasil e do Parlamento cearense.
%20(1).jpg)
Estudantes do Projeto Educacional Jovem Guarda Cidadã visitam a Alece - Foto: Dário Gabriel
À tarde, 40 estudantes do Projeto Educacional Jovem Guarda Cidadã, do município de Canindé, também participaram do Parlamento e sua História. O projeto conta com a participação de estudantes do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio, com a proposta de um contraturno de atividades aos participantes nas mais diversas áreas, como educação física, instrução militar, artes e outros, além de trabalhar o desenvolvimento socioemocional dos estudantes.
Acompanhados do instrutor militar Leonardo Santos e da psicóloga Valdeniza Ferreira, os jovens conheceram a exposição permanente do Malce e a mostra "200 anos da Confederação do Equador: um tributo a Bárbara de Alencar", que segue até o dia 30 neste mês na Alece. Também conheceram os gabinetes dos parlamentares e a Sala de Monitoramento da Companhia de Polícia de Guarda da Casa.
Conforme o instrutor Leonardo Santos, a visita foi marcante para todos, por ser a primeira vez de todos os visitantes a conhecer a sede do Poder Legislativo.
“Essa visita foi uma grande oportunidade que nos surgiu, e com certeza acrescentou muitas novas informações aos estudantes. Certamente vai auxiliá-los em seus estudos, pois forneceu muitos elementos para compreender a história política do nosso Estado”, disse.
Os visitantes foram acompanhados pela equipe do Malce, composta por: Cléa Menezes, Lígia Farias, Edna Camarço, Isadora Nepomuceno, Paulo Roberto, Sávio Batista, Marcela Loiola, Nicole Guedes, Miguel Rodrigues e Rodolfo Matos.
O Parlamento e sua História recebe estudantes de terça a quinta-feira, no período da manhã e da tarde. Para se inscrever no programa, as instituições públicas ou privadas devem agendar visita pelos telefones (85) 3277.3700 e (85) 3277.3707.
Edição: Clara Guimarães
Veja também

Dia do Profissional da Contabilidade é comemorado na Alece nesta segunda
Autor: ALECE
Lideranças criticam os impactos da EC nº 103 na previdência dos trabalhadores municiais
Autor: Guilherme de Andrade