Notícias

Rede Estadual de Controle Interno conta com adesão da CGU-CE para fortalecimento

Por Giovanna Munhoz/ Com Comunicação Interna
04/09/2024 12:59 | Atualizado há 8 meses

Compartilhe esta notícia:

Termo de adesão foi firmado durante a reunião - Foto: Dário Gabriel

A Rede Estadual de Controle Interno da Gestão Pública (Recigp), coordenada pela controladora da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), Sílvia Correia, se reuniu, nessa terça-feira (03/09), na sede da Defensoria Pública do Estado do Ceará (DPGE-CE). O encontro marcou a assinatura do Termo de Adesão da Superintendência Regional da Controladoria-Geral da União (CGU) no Ceará como membro honorífico da rede.

Sílvia Correia explicou que a Recigp surgiu com a missão de definir diretrizes em comum para o fortalecimento do Sistema de Controle Interno, promovendo a integração e a consolidação dos poderes do Estado. “Com a adesão da CGU, a Recigp ganha. É um momento que reputo de muita relevância, considerando que a CGU é o farol para todos os sistemas de controle interno do País”, assinalou.

A controladora da Alece apontou ainda que a rede é assessorada pelas controladorias de todos os poderes, tendo o assento de 85 sistemas de controle interno municipais. “Essa é a segunda vez que a Controladoria da Casa coordena a Rede Estadual de Controle Interno, representando todo o Ceará e fortalecendo o controle interno do Poder Legislativo”, enfatizou.

Sílvia Correia frisou ainda que o Poder Legislativo participa diretamente no fortalecimento do controle interno, tendo ganhos em termos de conhecimentos, parcerias e demais mecanismos de aprimoramento. “São diretrizes que buscam melhorias para a sociedade, e a Alece, que representa os interesses dos cidadãos, cresce em conhecimento”, disse.

Coordenadora da Recigp e controladora da Alece, Sílvia Correia, destacou a importância da adesão - Foto: Dário Gabriel

Rede Estadual de Controle Interno da Gestão Pública

A Rede Estadual de Controle Interno da Gestão Pública (Recigp) foi instituída pelo Protocolo de Intenções n.º 01/2017, publicado no Diário Oficial do Estado em 28/03/2018, celebrado entre os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário do Estado do Ceará, o Ministério Público do Estado do Ceará, a Defensoria Pública Geral do Estado do Ceará e o Tribunal de Contas do Estado do Ceará.

Entre os principais objetivos da Recigp estão: 

• Definir diretrizes em comum para o fortalecimento do Sistema de Controle Interno;

• Promover o intercâmbio de conhecimentos, informações e soluções de tecnologia da informação;

• Promover a formação de parcerias estratégicas e cooperação mútua entre os partícipes.

Saiba mais sobre a atuação da Rede Estadual de Controle Interno da Gestão Pública (Recigp)

Edição: Vandecy Dourado

Veja também