Solenidade na Alece reconhece importância dos administradores para o País
Por Juliana Melo12/09/2024 19:30 | Atualizado há 3 semanas
Compartilhe esta notícia:

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) comemorou, nesta quinta-feira (12/09), em sessão solene realizada no Auditório Deputado João Frederico Ferreira Gomes, o Dia do Administrador. Celebrada oficialmente no dia 9 de setembro, a data marca a aprovação da Lei n.º 4.769/65, que regulamentou a profissão no País.
A solenidade foi requerida pelo deputado Sérgio Aguiar (PDT) e subscrita pelo deputado Júlio César Filho (PT). As capacidades do administrador e sua importância foram destacadas pelo deputado Sérgio Aguiar. Segundo ele, para enfrentar o ambiente crescentemente competitivo, as organizações sentem-se obrigadas a promover mudanças estratégicas em ritmo cada vez mais acelerado.
Entre os novos desafios da área, ele ressaltou ainda a necessidade de se adequar às exigências referente à sustentabilidade e à capacitação em negócios internacionais. “Os desafios são muito maiores e os muros caíram. Não é possível manter velhos conceitos administrativos; é preciso adaptar-se à realidade imposta. Nós transformamos desafios em oportunidades. As conquistas do Brasil e do Ceará não seriam as mesmas sem os administradores”, pontuou o parlamentar.
Um dos homenageados, o administrador, ex-secretário-adjunto da Casa Civil de 2007 a 2010 e ex-secretário-executivo da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de 2011 a 2014, Pedro José Freire Castelo, apresentou um panorama histórico sobre a formação universitária em Administração, que teve início em 1881, na Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos.
Ele ressaltou que o Brasil iniciou essa formação décadas depois, em 1952, quando foi criada a Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas, da Fundação Getúlio Vargas, no Rio de Janeiro, cuja primeira turma se formou em 1954.
“No tocante ao Ceará, no ano de 1957, um grupo de intelectuais e de gestores públicos criou o Instituto Cearense de Administração. Posteriormente, esse instituto transformou-se em uma autarquia estadual, sob a denominação de Escola de Administração, e suas atividades tiveram início em 1961. Em 1964, a Escola formou sua primeira turma de Administração Pública e criou o curso de Administração de Empresas. Durante certo tempo, a Escola de Administração do Ceará figurou entre os três melhores cursos de administração do Brasil”, frisou.
Presidente do CRA-CE, Rogério Cristino ressaltou a comemoração do Jubileu de Ouro, em 2025, da lei que instituiu a profissão de Administrador no Brasil - Foto: Marcos Moura
O presidente do Conselho Regional de Administração do Ceará (CRA-CE), Rogério Cristino, lembrou que a Lei n.º 4.769/65, que regulamentou a profissão de Administrador, foi sancionada pelo então presidente cearense Humberto Castelo Branco. Ele ainda pontuou que, no próximo ano, será celebrado o jubileu de ouro da legislação. Ao final de sua fala, o presidente do CRA-CE entregou ao deputado Sérgio Aguiar a comenda Dragão do Mar, oferecida pelo Conselho Regional de Administração do Ceará.
O presidente do Conselho Federal de Administração (CFA), Leonardo José Macêdo, destacou a atuação da entidade e a importância da fiscalização da profissão “para garantir que a Ciência Administrativa seja aplicada por profissionais e não leigos”. “Vamos repensar nossa profissão para que os profissionais seja adequadamente inseridos no mercado de trabalho”, defendeu.
Durante a solenidade foram homenageados com certificados por suas contribuições à área os administradores Antônio Tabosa de Albuquerque; João Barbosa Pinheiro Sobrinho; Maria Conceição Aparecida de Araújo; Mariete Ximenes Araújo Lima; Pedro José Freire Castelo; Sebastião Madeiro Filho; Francisco de Assis Moura Araripe (in memoriam); tecnólogo Valdimiro Antônio de Souza Silveira (in memoriam); Alexandre Diógenes Machado; Manuel José Brito Juca; Katerine Brito Jucá; Verónica Oquendo da Paz; Maria Aparecida de Sousa Esmeraldo; e Érico Jovino Sales.
Também estiveram presentes na mesa da sessão solene o assessor especial para Assuntos Municipais, do Governo do Estado, Artur Bruno, representando governador Elmano de Freitas; o presidente da Associação dos Administradores do Estado do Ceará (Aadece) e vice-presidente do Conselho Regional de Administração do Ceará (CRA-CE), Lamarck Mesquita Guimarães; o presidente da Academia Cearense de Administração (Acad), João Alves De Melo; e a conselheira federal de Administração, Rita Maria Silveira.
Confira no vídeo abaixo a íntegra da sessão solene:
Edição: Geimison Maia
Veja também

Alece homenageia grandes nomes do Direito com Medalha Paulo Bonavides
Autor: ALECE
CCJR e CCTES apresentam balanço das atividades do primeiro semestre
Autor: Juliana Melo