Questão de Ordem debate erros e acertos das pesquisas nas eleições de 2024
Por Pedro Emmanuel Goes09/10/2024 15:24 | Atualizado há 7 meses
Compartilhe esta notícia:

O programa Questão de Ordem, da Alece TV (canal 31.1) analisa, nesta quarta-feira (09/10), os erros e acertos das pesquisas eleitorais durante o período que antecede as eleições. Quem analisa o tema é o cientista político e diretor técnico do Instituto Opnus de Pesquisa, Pedro Barbosa.
Divulgadas na véspera do primeiro turno das eleições para a Prefeitura de Fortaleza deste ano, pesquisas apontaram tendência dos candidatos André Fernandes (PL) e Evandro Leitão (PT) no segundo turno. Esses resultados, no entanto, foram diferentes do que se verificou nas urnas, acima da margem de erro. Migrações de última hora podem explicar a disparidade.
O resultado do primeiro turno da eleição confirmou o cenário de segundo turno apontado por cinco pesquisas divulgadas na véspera da eleição. Todas indicavam confronto entre André Fernandes (PL) e Evandro Leitão (PT). Apenas a pesquisa Ideia, embora trouxesse ambos numericamente à frente, tinha um quadro diferente, com empate técnico com José Sarto (PDT) e Capitão Wagner (União Brasil).
ENTREVISTADO
Pedro Barbosa é cientista político formado pela Universidade de Brasília (UNB/2011). Atualmente, é mestrando em Ciência Política pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Política (ISCSP) da Universidade de Lisboa, além de ocupar o posto de diretor técnico do Instituto Opnus de Pesquisa.
O programa Questão de Ordem tem apresentação do jornalista Renato Abreu e produção de Helenir Medeiros. Vai ao ar de terça a sexta-feira, às 19h30, na Alece TV (canal 31.1). A reprise acontece às 7h do dia seguinte. Também é transmitido pela rádio Alece FM (96,7 MHz), de terça a sexta-feira, às 22h.
O programa pode ser visto em Fortaleza pelos canais 31.1 e 7.3 (digital); Sobral, canal 31.1; Juazeiro do Norte, canal 7.3. Na TV por assinatura: Claro (canal 11). E também fica disponível no YouTube da Alece TV.
Edição: Clara Guimarães
Veja também

Sessão solene reconhece importância do trabalho realizado pelo SVO
Autor: Ariadne Sousa
Audiência pública debate viabilidade de programa de renda mínima para fazedores de cultura no Ceará
Autor: Pedro Emmanuel Goes