Alece destaca papel social dos agentes comunitários de saúde e de combate às endemias
Por Ariadne Sousa11/10/2024 16:05 | Atualizado há 6 meses
Compartilhe esta notícia:

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) promoveu, na tarde desta sexta-feira (11/10), solenidade para comemorar o Dia do Agente Comunitário de Saúde (ACS) e do Agente de Combate às Endemias (ACE), celebrados anualmente na data de 04 de outubro. Durante o evento, foram ressaltadas as contribuições dos profissionais para a efetivação das políticas públicas de saúde.
A homenagem atendeu a requerimento da deputada Martinha Brandão (Cidadania), que lembrou o pioneirismo do Ceará com a instituição do programa de agentes comunitários ainda na década de 1980, sendo posteriormente expandido e adotado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “Sua principal missão é promover a saúde preventiva, realizando visitas domiciliares, acompanhando gestantes, crianças e idosos e orientando sobre práticas saudáveis”, completou.
De acordo com a parlamentar, o trabalho dos profissionais estabelece um elo essencial entre a população e o sistema de saúde. “Sua atuação nas áreas em vulnerabilidade social tem sido essencial para a redução da mortalidade infantil e para o controle de doenças, garantindo que as políticas públicas de saúde cheguem a quem mais precisa”, afirmou.
Representando o Governo do Estado, a secretária executiva de Planejamento e Gestão Interna da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), Carla Cristina Fonteles Barroso, destacou que, ao longo das últimas décadas, os agentes estiveram em contato direto com a população, promovendo a saúde, prevenindo doenças e levantando informações das famílias cearenses.
Segundo ela, atualmente mais de 6 mil agentes de saúde estão sob a responsabilidade financeira do Estado e fortalecem no seu dia a dia as ações de atenção primária. “Muitas vezes esse trabalho acontece em meio a situações adversas e inúmeros desafios. A atuação em campo exige dedicação e perseverança para acompanhar de perto a saúde de quem mais precisa”, finalizou.
O presidente do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Ceará (Sindsaúde/CE), José Quintino Neto, declarou o orgulho que tem pela história de luta da categoria pelo reconhecimento da profissão e regulamentação da atividade. “É uma base de trabalhadores que não se curvam a desmandos de gestores, e quando apontou-se isso lá atrás, nós fomos e garantimos legislação para proteger das arbitrariedades como os contratos temporários”, apontou.
A mesa da cerimônia contou ainda com a participação do representante do Sindicato dos Servidores e Empregados Públicos do Município de Fortaleza, Augusto Monteiro; do presidente da Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB), Luciano Simplício, e do superintendente da Escola de Saúde Pública do Ceará, Luciano Pamplona.
HOMENAGEADOS
A agente de saúde e diretora do Sindsaúde/CE, Solange Ponte, agradece em nome dos homenageados - Foto: Máximo Moura
Falando em nome dos agraciados, a agente de saúde e diretora de Assuntos da Mulher Trabalhadora do Sindsaúde/CE, Solange Ponte, disse que a categoria se tornou exemplo para outros grupos profissionais pela forma com que defende seus direitos e pela união dos trabalhadores. “Nós lutamos, buscamos e, graças a Deus, conseguimos o nosso espaço, conseguimos aprovar nossa lei, estamos com nosso piso salarial, estamos reconhecidos nacionalmente e internacionalmente, e isso nos deixa muito felizes”, declarou.
Também foram homenageados os agentes de saúde Antônia Belarmino Ramos, Belta Maria Teixeira de Sousa, Pabia Correia de Sousa Aragão, Francisca Antônia Marques, Helena Guimarães Férrer, Márcia Carneiro de Oliveira, Maria Aldeniza da Cunha, Maria Ivonete Gomes de Lima, Maria Lenilce da Silva, Maria Zélia Eugênio, Marjory Romão de Sousa Oliveira, Nara Cristina Batista Teixeira, Sebastiana Edvania Olímpio de Souza e Ocelia Nepomuceno Morais.
Além deles, receberam certificados em reconhecimento pelas suas contribuições os agentes de endemias Espedito Moreira Fontenele, Francisco Fábio da Silva, José Lindeilson Duarte Martins, Maria da Paz da Silva Ferreira Correia e Maria de Lourdes da Silva.
Edição:Clara Guimarães
Veja também

Dia Estadual do Profissional de Eventos é celebrado na Alece
Autor: Ariadne Sousa
Comissão de Orçamento da Alece aprova 16 projetos na tarde desta terça-feira
Autor: Pedro Emmanuel Goes