Alece inicia ações alusivas à campanha Outubro Rosa
Por Pedro Emmanuel Goes / com Comunicação Interna15/10/2024 15:37 | Atualizado há 6 meses
Compartilhe esta notícia:

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS), com apoio do Comitê de Responsabilidade Social (CRS), do Movimento das Mulheres do Legislativo Cearense (MMLC) e Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa do Ceará (Assalce), realizou, nesta terça-feira (15/10), a abertura das atividades alusivas à campanha Outubro Rosa. A solenidade, que marcou o início das ações de prevenção e tratamento do câncer de mama na Casa, foi realizada no hall do DSAS, no anexo III (Edifício Deputado Francisco das Chagas Albuquerque).
O evento contou com a participação da ex-deputada estadual e presidente de honra do MMLC, Meire Costa Lima, e foi conduzida pelo diretor do DSAS, Luís Edson Sales, que falou da importância da campanha para a saúde feminina e de como o departamento prioriza ações preventivas.
O objetivo da campanha, conforme Luís Edson, é perseguir a promoção e a prevenção da saúde. “Realizamos esses eventos, como Setembro Amarelo, Outubro Rosa e Novembro Azul, para alertar a todos da necessidade do cuidado e da prevenção. No Outubro Rosa a pauta é o câncer de mama, que acomete milhares de mulheres. Nesse tocante, o DSAS possui a recém-implantada Sala Especializada em Saúde da Mulher, o Serviço de Mastologia, entre outros serviços direcionados ao público feminino”, destacou o diretor.
A orientadora da Célula de Enfermagem, Odete Sampaio, detalhou o trabalho realizado para as servidoras na Sala de Saúde da Mulher. “No espaço, nós realizamos o exame da mama, além de tratar do planejamento reprodutivo, do climatério e das ISTs (infecções sexualmente transmissíveis). Nele, nossas servidoras e seus dependentes têm uma sala de acolhimento, na qual uma enfermeira especialista em saúde da mulher e obstetrícia dá as orientações devidas”, reforçou.
Durante a abertura da campanha, foi orientado o autoexame da mama e distribuído material educativo, com divulgação da Sala de Saúde da Mulher. Nos dias 16 e 17, o setor também oferece uma série de atividades voltadas para as servidoras da Casa, como rodas de conversa, sessões de autocuidado, aulões de exercício físico e outras.
Alece recebe o Selo Rosa e a Chave Rosa pelo compromisso com a causa - Foto: Pedro Bernardo
Na solenidade, a coordenadora do Movimento Outubro Rosa no Ceará, Valéria Mendonça, entregou à Alece o Selo Rosa e a Chave Rosa. O selo é dedicado às instituições e pessoas que contribuem para a causa de combate ao câncer de mama.
Em relação à Chave Rosa, a coordenadora destacou se tratar de uma forma lúdica de contagiar as pessoas para que debatam o assunto. “Nós sabemos que conversar sobre câncer ainda é muito complicado. Por isso, criamos também essas ações lúdicas para facilitar esse processo. A entrega da chave é uma delas, que tem tanto a simbologia da abertura das ações do Outubro Rosa como também de ser uma ´mudança de chave´ no comportamento individual que ajuda na prevenção do câncer e de todas as doenças”, asseverou.
Edição: Clara Guimarães
Veja também

Terceiro Expediente recebe o deputado Antônio Granja nesta sexta
Autor: Da Redação / com Assessoria