Notícias

Alece ressalta em solene importância social e benefícios da corrida de rua para a saúde

Por Guilherme de Andrade
17/12/2024 19:36 | Atualizado há 4 meses

Compartilhe esta notícia:

Corredores de rua prestigiam a cerimônia na mesa presidida pelo deputado Sargento Reginauro. Foto: Marcos Moura - Foto: Marcos Moura

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realizou, nesta terça-feira (17/12), sessão solene para celebrar o Dia do Corredor(a) de Rua, comemorado anualmente em 4 de novembro. O momento, que aconteceu no Plenário 13 de Maio, localizado no anexo principal da casa, atendeu a requerimento do deputado Sargento Reginauro (União) e contou com subscrição do deputado Romeu Aldigueri (PDT). 

A cerimônia destacou a prática da corrida de rua, que vem ganhando força no Ceará e vem se consolidando como uma importante ferramenta para promover a saúde, o bem-estar e a socialização entre as pessoas. Além disso, ela fortalece laços comunitários e promove inclusão social. 

Autor do requerimento da sessão solene, o deputado Sargento Reginauro revelou ter grande proximidade com o esporte. Formado em Educação Física, o parlamentar foi professor universitário na área, além de ter praticado a corrida em boa parte da vida, em função da carreira militar. O político falou também sobre a importância do exercício para a sua saúde física e mental.

“Esse esporte me pegou pelo coração. Já pratiquei voleibol, capoeira, natação, mas, talvez, nos meus 51 anos de idade, só na minha adolescência eu me dediquei como agora. Isso tem sido um diferencial na minha vida. Eu estava com 105 quilos em janeiro deste ano e eu já consegui sair da casa dos três dígitos. Esse é o meu antidepressivo, a minha antiansiedade”, compartilhou a conquista.

Taiana Lohman revelou que a corrida é uma ferramenta para superar as lutas da vida - Foto: Marcos Moura.

Falando em nome dos homenageados da sessão, a CEO da For Time Assessoria Esportiva, Taiana Lohman, chamou a atenção aos ensinamentos que a corrida pode trazer para os praticantes. “A corrida de rua nos ensina algo incrível, que é nos superar a cada dia, superar as nossas dores físicas, superar as nossas dores emocionais”, disse.

“Eu entendi que aquele que escala a sua montanha, ele leva o seu troféu. E aqui nós temos muitas pessoas que escalaram e têm escalado a sua montanha todos os dias, usando a corrida como uma ferramenta de disciplina, usando a corrida como uma ferramenta de vitória, como uma ferramenta de resultado”, comentou Taiana. 

O maratonista, professor, palestrante e criador do projeto Obesidade para Grandes Maratonas, Jamal Soufane, afirmou que a corrida pode ser usada também para fins sociais e econômicos. “Nas três maratonas internacionais que eu corri este ano, eu percebi e olhei como a corrida não é apenas um esporte, mas é um meio de melhorar a economia das cidades e melhorar a base social”, ressaltou.

De acordo com Jamal, é preciso aproveitar a crescente do esporte para melhorar a “educação, o lado social e a questão financeira” de Fortaleza. “A corrida chegou para ficar, e a gente tem que aproveitar esses movimentos para promover a nossa cidade da melhor forma possível”, enfatizou.

Foram homenageados durante a solenidade os seguintes corredores: Aline Prudêncio de Freitas, Daniel de Freitas Lima, Jamal Soufane, Gilson de Souza, Israel Bruno Vieira da Costa, Sheila Raquel de Moraes, Vera Cristina Lopes, Werley Moreira Cunha, Djalma Rodrigues de Castro, Pedrina Silva Vieira, Taiana Lohman, Francisca Tatiana Ferreira, Francisca Glaudeni Almeida, Antônio Bezerra de Macêdo, Sônia Maria Cavalcante, José Anidel dos Santos, Maria de Fátima Fonseca, Alisson Almeida e Michel Rodney Lourenço. 

Além do deputado Sargento Reginauro, compuseram a mesa da sessão solene Taiana Lohmann; Jamal Soufane; o CEO da Move Assessoria Esportiva, Alisson Almeida, e a atleta da Assessoria Esportiva da Universidade de Fortaleza (Unifor) Pedrina Silva Vieira. 

Assista à cerimônia na íntegra pelo canal da Alece no YouTube:

 

Edição: Vandecy Dourado

 

Veja também