Oradores

Guilherme Sampaio alerta sobre defesa da vida e destaca avanços na segurança

Por Narla Lopes
18/02/2025 13:06 | Atualizado há 2 meses

Compartilhe esta notícia:

Deputado Guilherme Sampaio (PT) - Foto: Junior Pio

O deputado Guilherme Sampaio (PT) enfatizou, durante o primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), nesta terça-feira (18/02), a importância da defesa da vida e da democracia. Ele prestou solidariedade à família da jovem Natany Alves, de 20 anos, vítima de roubo seguido de morte, crime praticado por três homens no último domingo (16/02), em Quixeramobim, e destacou a necessidade de justiça para evitar que outras famílias passem pela mesma dor.

O parlamentar elogiou a atuação das forças de segurança, que rapidamente prenderam os responsáveis pelo crime, e criticou aqueles que tentam minimizar os avanços na área da segurança pública. “Eu acho muito engraçado que alguém vá à tribuna, se apresente como defensor da valorização dos policiais e das forças de segurança e, quando há uma redução na criminalidade, não atribua o mérito dessa redução à dedicação e à competência desses mesmos policiais. Quando a criminalidade diminui, é porque fizeram acordo com facção? Não foi por causa da competência dos policiais?”, questionou.

Guilherme Sampaio também destacou a redução dos índices de criminalidade no Ceará, atribuindo os avanços à ação das forças de segurança e às políticas implementadas pelo governador Elmano de Freitas. Ele respondeu às críticas sobre a gestão do PT, mencionando programas como o Minha Casa, Minha Vida e iniciativas para valorização dos professores.

O deputado ressaltou ainda o impacto do programa Ceará Sem Fome, que beneficia mais de 53 mil famílias com auxílio financeiro e distribui 125 mil refeições diárias em cozinhas solidárias. Para ele, além de garantir alimentação, o programa promove a qualificação profissional, assegurando autonomia financeira aos beneficiados. O parlamentar reiterou que combater a fome e fortalecer a segurança são essenciais para a defesa da vida, reafirmando o compromisso do Governo Estadual com essas questões.

Em aparte, o deputado Missias Dias (PT) criticou a postura de quem se acha no direito de culpar o governador do Estado, Elmano de Freitas, mas não se coloca, enquanto cearense, ao lado do Governo para buscar soluções, mesmo sendo da oposição. Segundo ele, esse não é um problema apenas do governador ou do Estado, mas de todos. "Não podemos simplesmente encontrar um culpado e tirar o corpo fora", afirmou, parabenizando o governador Elmano pela sua capacidade de gestão.

O deputado Leonardo Pinheiro (Progressistas) se solidarizou com a família de Natany Alves e lamentou que alguns tentem tirar proveito político da situação. Ele destacou que o Governo tem investido em projetos sociais e trabalha intensamente para melhorar áreas como educação e saúde, levando, por exemplo, o tratamento do câncer para o interior do Estado.

Edição: Lusiana Freire

Veja também