Oradores

Heitor Férrer critica transferência do Hospital José Martiniano para a Polícia Militar

Por Narla Lopes
20/02/2025 13:08 | Atualizado há 3 meses

Compartilhe esta notícia:

Deputado Heitor Férrer (União) - Foto: Junior Pio

O deputado Heitor Férrer (União) criticou, durante o primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), nesta quinta-feira (20/02), a intenção do governador Elmano de Freitas de transferir o Hospital e Maternidade José Martiniano de Alencar (HMJMA), com sede em Fortaleza, para atendimento exclusivo da Polícia Militar.

"O que leva o governador a querer tomar da população um hospital que realiza mais de quatro mil cirurgias por ano? Ainda há tempo para o senhor rever sua posição. A medida vai prejudicar as famílias cearenses. E quero deixar claro que tenho pela corporação o mais alto respeito, a mais alta empatia e zelo. Não se trata de desrespeitar a polícia, mas de questionar essa decisão”, destacou. 

O deputado também mencionou o crescimento do número de cirurgias no hospital ao longo dos anos. “Em 2008, eram 255 cirurgias; em 2013, 281 e agora, em 2024, foram 4.044 procedimentos, incluindo cirurgias de próstata, endometriose, bariátrica e cirurgias abdominais de diversas especialidades. Um hospital de alta qualificação”, reforçou.

Ainda de acordo com Heitor Férrer, no ano passado, o hospital realizou 2.042 partos e 1.475 endoscopias digestivas. "Realizou ainda 562 colonoscopias por ano. Esse exame previne o câncer de cólon e de intestino, salvando vidas ao detectar lesões iniciais antes que se tornem doenças metastáticas", argumentou.

Além dos atendimentos médicos, Férrer ressaltou a relevância da unidade na formação de profissionais da saúde. Segundo ele, 1.925 estagiários da área de saúde passaram por essa unidade. "O hospital conta com 12 especialidades e forma residentes que depois são inseridos no mercado de trabalho. Como o governador cedeu a esse convencimento de transferir o hospital para outra instituição sob o argumento de valorização dos policiais militares?", frisou.

O parlamentar defendeu que a valorização dos militares deve ocorrer de outras formas, incluindo dignidade salarial, equipamentos modernos, aumento da remuneração e apoio psicológico à tropa. 

Heitor Férrer também lembrou que a Polícia Militar já conta com um plano de saúde. “Os militares são atendidos pelo plano de saúde do Instituto de Saúde dos Servidores do Estado do Ceará (Issec), que, apesar de não ser perfeito, oferece assistência a todos os servidores estaduais. Portanto, considero essa decisão um ato impensado, mas que o governador pode reconsiderar”, disse.

O parlamentar sugeriu alternativas. “Por que não destinar aos militares um espaço ainda maior, como a Unidade de Saúde César Cals, que será transferida para o hospital da Universidade Estadual do Ceará (Uece)?”

Em aparte, o deputado Sargento Reginauro (União) disse que tem ponderações em relação à medida. "Sou militar, usei o Hospital da Polícia Militar e sei das péssimas condições que ele oferecia. Agora estamos diante de um risco dobrado: a população perderá o Hospital José Martiniano de Alencar, com todos os serviços que foram destacados aqui, e os policiais militares podem voltar a ter um hospital de baixa qualidade. Queremos um atendimento de saúde de qualidade para nossos servidores”, assinalou.

Edição: Lusiana Freire

Veja também