Alece levanta sessão por morte do ex-deputado Felizardo de Pinho
Por Giovanna Munhoz25/02/2025 11:45 | Atualizado há 1 semana
Compartilhe esta notícia:

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) levantou a sessão plenária desta terça-feira (25/02) em razão do falecimento do ex-deputado estadual Felizardo de Pinho Pessoa Filho. O plenário da Casa realizou um minuto de silêncio em homenagem póstuma por meio de requerimento dos deputados Sérgio Aguiar (PSB), Cláudio Pinho (PDT) e De Assis Diniz (PT).
O político, que morreu no último sábado (22/02), aos 106 anos, era conhecido como Doutor Pinho e foi prefeito de Viçosa do Ceará por dois mandatos (1951/1955 e 1959/1963). Foi ainda vereador e presidente da Câmara de Viçosa (1955-1959) e deputado estadual entre 1963 e 1966.
Respeitado na área da saúde, Doutor Pinho era farmacêutico e cientista. Foi o primeiro profissional no Brasil a notificar um surto de leishmaniose visceral, doença conhecida pelo nome de calazar, além de auxiliar e tratar os pacientes acometidos pela enfermidade no Ceará.
Nas redes sociais, o presidente da Alece, deputado Romeu Aldigueri (PSB), lamentou a morte do político e se solidarizou com amigos e familiares. “Dr. Pinho, farmacêutico dedicado, teve uma trajetória marcada pelo compromisso com a saúde pública, sendo o primeiro profissional no Brasil a notificar a ocorrência de casos de calazar. Ele deixa um legado de trabalho e dedicação ao povo cearense. Sua contribuição para a política e para a saúde pública será sempre lembrada com respeito e gratidão”, assinalou.
Edição: Vandecy Dourado
Veja também

Bruno Pedrosa enaltece ações e investimentos do Governo do Ceará
Autor: Ricardo Garcia
Sérgio Aguiar comemora aprovação de projeto sobre educação financeira em comissão da Câmara Federal
Autor: Luciana Meneses