Notícias

Solenidade na Alece reconhece importância social e espiritual da Igreja Presbiteriana Nova Jerusalém

Por Guilherme de Andrade
20/03/2025 19:13

Compartilhe esta notícia:

- Fotos: Marcos Moura

Para celebrar os 30 anos da Igreja Presbiteriana Nova Jerusalém (Ipnova), sediada no Ceará, a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realizou sessão solene no Plenário 13 de Maio para reconhecer o valor da congregação para a sociedade. O evento foi realizado nesta quinta-feira (20/03), atendendo a requerimento do deputado Queiroz Filho (PDT), com subscrição do deputado Cláudio Pinho (PDT). 

O deputado Queiroz Filho destaca que a congregação possui uma estrutura multilocal no Ceará, com celebrações públicas em Fortaleza, Eusébio e Aracoiaba. Ele ressaltou também que, com a Associação Educacional e Beneficente da Igreja Presbiteriana Nova Jerusalém (ABENJ), a Ipnova desenvolve um forte trabalho social em parceria com a ONG Compassion. 

“São mais de 220 crianças que são atendidas, recebendo não apenas o ensino bíblico, mas reforço escolar, atividades de recreação, jiu-jítsu, música, balé, entre outros. A associação conta ainda com equipe própria composta por professores, coordenadorias pedagógica e administrativa. E recentemente também tem dado uma forte contribuição cultural através da literatura e do teatro”, frisou Queiroz.

Fundada no dia 30 de abril de 1995, a Ipnova é filiada à Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB) e é uma comunidade contemporânea comprometida com o evangelho de Jesus Cristo, que busca encorajar e capacitar os membros a viverem de forma integral os valores do Reino de Deus. 

Presbiteriano da Igreja Presbiteriana Renovada, o deputado Antônio Henrique (PDT) também esteve presente na solenidade e afirmou que a Ipnova divulga o evangelho de maneira completa, ou seja, “a palavra e as obras, os serviços que tanto foram ensinados pelo Senhor Jesus Cristo”. O parlamentar ainda leu e dedicou o Salmo 136 como forma de agradecimento a Deus pelos 30 anos da comunidade. 

Mário Sérgio Seabra Levy relembrou a trajetória da Igreja Presbiteriana Nova Jerusalém no Ceará. Foto: Marcos Moura

Pastor titular e presidente do Conselho da Igreja Presbiteriana Nova Jerusalém, Mário Sérgio Seabra Levy, falou em nome dos homenageados da sessão solene. O reverendo ressaltou os principais compromissos da congregação durante o tempo de existência e para o que ainda está por vir. 

“Primeiro, o compromisso com a relevância social. Não dá para ser igreja se não houver relevância social. O segundo compromisso é com a sua missão de levar o Evangelho, e temos feito isso não só na cidade, como no sertão. O nosso terceiro compromisso é com a responsabilidade moral e profética, porque vivemos em um tempo de muitas incertezas do ponto de vista da moralidade”, disse. 

Ainda na cerimônia, foram homenageadas com certificados as seguintes personalidades: o membro fundador Ednilton Gomes de Soárez; o pastor fundador, reverendo Othoniel Silva Martins; a responsável pela Escola Bíblica da igreja, Heli Bravo Mendes; o pastor missionário, João Freire Neto; o presbítero Eduardo de Azevedo Lemos; o pastor titular da igreja entre 2005 e 2012, Carlos Alberto de Amorim Figueiredo; além da Equipe ABENJ, representada por Antônia Gonçalves Thomaz. 

Além dos deputados Queiroz Filho e Antônio Henrique, a mesa da sessão solene contou com a presença do reverendo Mário Sérgio Seabra Levy; o cônsul honorário da Finlândia em Fortaleza, o presbítero Henrique Soares; e a presidente da ABENJ, Cláudia Camarote. 

Assista à sessão solene na íntegra:

 

Edição: Vandecy Dourado

 

Veja também