Alece reconhece contribuições do Rotary International para a sociedade
Por Guilherme de Andrade28/04/2025 16:32 | Atualizado há 5 horas
Compartilhe esta notícia:

Para comemorar os 120 anos do Rotary International, uma das organizações humanitárias mais respeitadas do mundo, a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará realizou sessão solene na tarde desta segunda-feira (28/04), no Plenário 13 de Maio. A iniciativa atendeu a requerimento do deputado estadual Sérgio Aguiar (PSB).
Fundado em 23 de fevereiro de 1905 na cidade de Chicago, nos Estados Unidos, pelo advogado Paul Harris, a organização está presente em mais de 200 países e territórios. Conta com mais de 1,4 milhão de associados que se dedicam voluntariamente na promoção da paz, prevenção e tratamento de doenças, acesso à água potável, apoio à educação e desenvolvimento econômico das comunidades.
O Rotary desembarcou no Ceará em 1933, com a fundação do Rotary Clube de Fortaleza, sendo esse o primeiro do Estado e o terceiro do Nordeste.
Autor da homenagem, o deputado Sérgio Aguiar ressaltou que a organização está sempre “na busca de um mundo melhor, mais amigo, solidário, empático e desenvolvido”. “O Rotary entende que para resolver problemas reais, é preciso de compromisso, visão e pessoas que entrem em ação através de projetos sustentáveis em diversas áreas, como alfabetização, paz, saúde e recursos hídricos. Basta exemplificar a atuação do Rotary nas áreas de saúde e educação. Os rotários acompanham e combatem doenças dando assistência aos mais necessitados”, afirmou Sérgio Aguiar.
O deputado Stuart Castro (Avante) também exaltou o Rotary International. Para ele, a iniciativa nasceu de um ideal simples: “Reunir pessoas para servir o bem e que cresceu para se tornar uma das maiores forças globais de solidariedade”. O parlamentar destacou que a história da instituição é “sinônimo de amizade, serviço e transformação social”.
“Cada rotariano que hoje nos acompanha representa o verdadeiro espírito do lema ‘dar de si antes de pensar em si’. Cada ação, cada campanha e projeto, é uma semente plantada na construção de um futuro mais justo, solidário e humano”, afirmou.
Foram homenageados o governador do Rotary International nos períodos de 1980–81 e 1996-97, Meton César de Vasconcelos; o governador do Rotary International no período de 1988 e 1989, Sebastião Bethoven; e a governadora do Rotary International no período de 2019 e 2020, Maria Vital da Rocha.

Uma das homenageadas, Maria Vital da Rocha, governadora do Rotary International no período de 2019 e 2020, destaca investimentos da instituição. Foto: Dário Gabriel
Maria Vital da Rocha revelou que já foram investidos mais de 4 bilhões de dólares em iniciativas sustentáveis. Entre os anos de 2023 e 2024, ainda de acordo com ela, a Fundação Rotária “aprovou projetos e subsídios globais que somados totalizaram 4,7 milhões de dólares”. Entretanto, o maior projeto humanitário da organização está relacionado a erradicação da paralisia infantil, criado há 35 anos.
“Tenho orgulho de dizer que o nosso objetivo está mais próximo do que nunca. Já conseguimos reduzir os casos de poliomielite no mundo em 99,9%. Os associados do Rotary já doaram mais de 2,1 bilhões de dólares, e incontáveis horas de trabalho, para vacinar cerca de 3 bilhões de crianças contra paralisia infantil em 122 países”, afirmou Maria Vital.
O governador eleito do Rotary International - Distrito 4490, Murilo Santa Cruz, como forma de gratidão, concedeu ao deputado Sérgio Aguiar o título ‘Paul Harris’, que visa homenagear aqueles que por suas ações refletem o ideal de servir à humanidade.
“Cidadão de longa trajetória pública, destacado pelo compromisso incansável com a promoção do bem-estar social, da educação, saúde e cidadania”, disse Murilo sobre Sérgio Aguiar.
Um dos 17 diretores do mundo do Rotary International, posto esse que só foi alcançado por dois cearenses em toda a história, Henrique Vasconcelos agradeceu a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará pelo reconhecimento ao trabalho dos rotarianos. Ele ainda lembrou do trabalho realizado pela organização durante a Pandemia da Covid-19 para evidenciar o cuidado para com a sociedade.
“Mesmo tendo que estar dentro de casa, de modo responsável, nos submetemos a ir às ruas para alimentar aqueles que não tinham comida. Na Beira-Mar nós entregamos, em dois dias, 3500 quentinhas para as pessoas. Isso é o que me faz ser rotariano. Quando nos colocamos no lugar do outro, ao lado do outro, fazendo a diferença”, frisou.
Compuseram a mesa da solenidade os deputados Sérgio Aguiar e Stuart Castro; Henrique Vasconcelos; o governador do Rotary International - Distrito 4490, Carlos Augusto; Murilo Santa Cruz; Maria Vital da Rocha; e Meton César de Vasconcelos.
Edição: Clara Guimarães
Veja também

Necessidade de conter avanço da desertificação na Caatinga é defendida em audiência na Alece
Autor: Juliana Melo
Alece destaca importância de professores e demais trabalhadores da educação no CE
Autor: Ariadne Sousa