Guilherme Sampaio celebra avanços contra a extrema pobreza no Ceará
Por Narla Lopes27/05/2025 12:34 | Atualizado há 2 horas
Compartilhe esta notícia:

O deputado Guilherme Sampaio (PT) destacou, durante o primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) desta terça-feira (27/05), os resultados do programa Ceará Sem Fome, apontando-o como uma das melhores experiências governamentais em curso no Brasil no enfrentamento à extrema pobreza.
O parlamentar mencionou a cerimônia de certificação do curso de panificação social Amor na Massa, realizada nessa segunda-feira (26/05), no Centro de Eventos do Ceará. A ação, integrada ao programa, certificou 432 participantes. Segundo ele, o evento simboliza o êxito de uma política pública que alia solidariedade, transferência de renda e qualificação profissional. “O resultado dessa política é que nós reduzimos em 624 mil pessoas o número de cearenses em situação de extrema pobreza”, afirmou.
Guilherme ressaltou que a iniciativa conta atualmente com 1.300 cozinhas solidárias, responsáveis por servir, em média, 100 mil refeições diárias. Além disso, mais de 50 mil famílias recebem o cartão Ceará Sem Fome, que oferece R$ 300,00 mensais para alimentação. Ele também enfatizou a contribuição do governador Elmano de Freitas (PT), da primeira-dama Lia de Freitas e dos movimentos comunitários e populares que sustentam a iniciativa.
A presença da primeira-dama Janja Lula da Silva na cerimônia também foi destacada. Para o parlamentar, a participação dela conferiu projeção nacional ao programa. “Ela dá uma dimensão nacional a essa experiência que nós estamos desenvolvendo aqui no Ceará e que deveria ser replicada em outros estados da federação”, disse. Guilherme se mostrou otimista ao afirmar que o Ceará poderá ser um dos primeiros estados do Brasil a erradicar a extrema pobreza.
Entre outros assuntos, o deputado abordou a atuação da CPI da Enel, destacando que os trabalhos da Alece levaram à substituição da presidência da empresa e à apresentação de um novo plano de investimentos. “Esta Casa foi protagonista de uma ação que resultou em medidas concretas para a melhoria do serviço”, observou. Ele enfatizou que a definição de contratos do setor elétrico não é responsabilidade direta dos governos Federal ou Estadual, mas das agências reguladoras, que possuem autonomia técnica e legal.
Em aparte, o deputado Bruno Pedrosa (PDT) elogiou a atuação de Guilherme Sampaio e reforçou a importância da medida provisória federal que isenta famílias do Cadastro Único da tarifa de energia.
Já o deputado Cláudio Pinho (PDT) comentou sobre cobranças indevidas que, segundo ele, vêm sendo feitas na conta de energia em nome de instituições filantrópicas. Segundo o parlamentar, outras pessoas também relataram a mesma cobrança irregular.
O deputado Missias Dias (PT) também parabenizou Guilherme pelo pronunciamento e reforçou a relevância do Ceará Sem Fome como política pública de referência mundial. Ele destacou que a experiência cearense foi levada à Argentina como exemplo de enfrentamento à fome. “O Ceará hoje é referência internacional na luta contra a fome, fruto de uma política de estado que está transformando vidas”, afirmou.
Edição: Vandecy Dourado
Veja também

Cláudio Pinho destaca possibilidade de renovação do contrato de serviço da Enel
Autor: Giovanna Munhoz