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Estudantes de Fortaleza, Caucaia e Aquiraz participaram do O Parlamento e sua História nesta semana

Por Pedro Emmanuel Goes / Guilherme de Andrade / Narla Lopes
26/06/2025 15:00 | Atualizado há 1 hora

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Deputada Larissa Gaspar (PT) conversou com os estudantes da EEMTI Raimundo Tomaz, de Aquiraz, durante a visita na Alece - Foto: Paulo Rocha / Alece

O programa O Parlamento e sua História, coordenado pelo Memorial da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará Deputado Pontes Neto (Malce), recebeu, entre os dias 24 e 26 de junho, estudantes de quatro escolas de Fortaleza, Caucaia e Aquiraz. Durante a visita, os estudantes tiveram oportunidade de acompanhar de perto o trabalho dos parlamentares e saber um pouco mais sobre o papel do Poder Legislativo no regime democrático, bem como a importância dele para a sociedade.

Na terça-feira (24/06) pela manhã, 20 alunos do 1º e 2° ano do ensino médio da EEMTI Raimundo Tomaz, de Aquiraz, conheceram as instalações do Poder Legislativo. Eles estavam acompanhados pelos professores Fabiano José, de Filosofia, e Fabiano Alinson, de História. 

O professor Fabiano Alinson destacou a importância da experiência para os estudantes. “Esse é um momento muito rico para os nossos alunos, porque, quando temos a oportunidade de trazê-los, saímos das quatro paredes da sala de aula. Aqui eles vivenciam exatamente o que é o estado democrático, o que é a República”, pontuou.

O educador ressaltou que conteúdos como a Revolução Francesa e a República no Brasil são abordados em sala de aula e ganham sentido prático com a visita. “Vir até a Assembleia Legislativa é entender como funciona o Estado. Acreditamos que isso amplia o conhecimento, saímos da teoria para viver a vida como ela é de fato”, afirmou.

Alunos do Colégio Espaço Aberto conheceram a Exposição “Alece 190 anos: a Casa do Povo” - Foto: Paulo Rocha / Alece

Pela tarde, foi a vez de receber 38 alunos do 1º e 2º ano do ensino médio do Colégio Espaço Aberto, de Fortaleza. Os jovens estavam acompanhados de quatro professores: Wellington Júnior, de Geografia, e Israel Mendes, Bianca Amarante e Milena Azevedo, de História.

O professor Wellington Júnior frisou a importância da visita para o aprendizado da turma. “É importante para conhecer cada espaço, como é o funcionamento político do nosso Estado, quem foram os responsáveis e toda a importância e legado que deixaram para a construção política”, frisou.

A galeria de deputados constituintes foi apresentada aos estudantes da Escola Estadual de Ensino Médio Alice Moreira de Oliveira na visita ao Plenário 13 de Maio - Foto: José Leomar / Alece

Na quinta-feira (26/06), duas escolas participaram do projeto. Pela manhã, 38 estudantes da Escola Estadual de Ensino Médio Alice Moreira de Oliveira, localizada no bairro Sítios Novos, em Caucaia, visitaram a Alece, acompanhados pelas professoras Ysis Nayara e Alessandra Fraga. Já no período da tarde, mais 41 estudantes do Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), acompanhados da instrutora de Aprendizagem Ana Maria Carvalho, também realizaram a visita.

Todas as turmas das escolas desta semana conheceram o cotidiano da Alece, os bastidores do Plenário 13 de Maio, o acervo do Malce, as instalações da rádio Alece FM (96,7 MHz) e assistiram a uma palestra sobre a história da política no Brasil e no Ceará. 

As visitas no turno da manhã são guiadas pela equipe do Malce, composta pelo coordenador do Memorial, Paulo Roberto Nunes, bem como Socorro Medeiros, Ivana Abreu Dantas, Germana Pontes, Rubens Rocha, Carlos Pontes, Nicole Guedes, Thiago Araújo, Bárbara Marinho e Mateus Leitão. Já no turno da tarde, a equipe é integrada por Mateus Django, Isadora Nepomuceno, Rodolfo Farias, Doriézio Fernandes, Cléa Menezes e pelo coordenador do Malce, Paulo Roberto Nunes. 

O percurso das visitas guiadas é realizado às terças, quartas e quintas-feiras, nos períodos da manhã e da tarde, mediante agendamento prévio por meio de ligação telefônica ou por e-mail. O Malce disponibiliza os números de telefone a seguir para agendar as visitas: (85) 3277-3727 / 3277-3700 / 3277-2877 / 3277- 2613.

Edição: Geimison Maia

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