Notícias

Alece celebra os 60 anos da regional cearense da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia

Por Ariadne Sousa
30/06/2025 18:11 | Atualizado há 5 horas

Compartilhe esta notícia:

- Foto: Marcos Moura

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) celebrou, na tarde desta segunda-feira (30/06), os 60 anos da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia – Regional Ceará (SBOT-CE). Solicitada pelo deputado Heitor Férrer (União), a cerimônia reconheceu as contribuições da instituição para a qualificação dos profissionais da área e homenageou profissionais. 

O parlamentar relembrou a história da Associação e exaltou as conquistas da instituição ao longo dos anos. “A SBOT Ceará celebra os seus 60 anos de fundação com uma imensa lista de serviços prestados à sociedade cearense e à população brasileira, pois dela surgiram muitos profissionais que se destacaram e se destacam até hoje em congressos, pesquisas e trabalhos científicos, que contribuem para o crescimento da ortopedia e da saúde brasileira”, disse Heitor Férrer. 

Além disso, Férrer ponderou sobre a importância da especialidade em que os profissionais vinculados à SBOT-CE atuam, atendendo a uma grande parcela da população. “Este momento é muito gratificante para mim, para o Parlamento cearense e para toda a sociedade representada pelos membros deste Poder Legislativo, exatamente porque temos o sentimento e a consciência de que estamos prestando homenagem a uma entidade que contribui concretamente para manter e melhorar a qualidade de vida das pessoas”, finalizou. 

Representando a Secretaria da Saúde do Ceará, o diretor técnico do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) no Ceará, Jefferson Oliveira, declarou que a pasta reconhece o trabalho da instituição para o fortalecimento da área. “A SBOT Ceará, ao longo das duas seis décadas, tem sido um pilar de formação ética, técnica, científica de gerações de ortopedistas. Além de atuar com responsabilidade social e compromisso com a qualidade da assistência prestada aos pacientes” apontou.

Presidente da SBOT-CE, Rafael Gomes Leitão, agradece homenagem. Foto: Marcos Moura

Em nome de todos os homenageados, o presidente da SBOT-CE, Rafael Gomes Leitão, afirmou que a trajetória da entidade demonstra sua capacidade de organização e liderança, com a missão de promover a excelência na prática de ortopedia e traumatologia. “Celebrar 60 anos é, portanto, reafirmar nosso compromisso com a ética, a ciência e o cuidado com  a saúde da população cearense. Que possamos seguir juntos, inspirados pelo exemplo dos que nos antecederam para construir um futuro ainda mais promissor para a ortopedia do Ceará”, declarou. 

Na lista de homenageados da solenidade estão os ex-presidentes da SBOT-CE: Manoel Joaquim Diógenes Teixeira; José Tomaz de Lima; Roberto Bruno Filho; Carlos Roberto Cidrão Morais; Maximiliano Leite Barbosa Chaves; Luiz Lopes Lima; Francisco Machado; Fernando Antonio Mendes Façanha Filho; Manuel Bomfim Braga Júnior; Marcelo José Cortez Bezerra; Christine Maria Muniz Silva; Marcos Antônio da Silva Girão; Henrique César Temóteo Ribeiro; Tiago de Morais Gomes; José Atualpa Pinheiro Júnior; Leonardo Rocha Drumond; João Estanislau Façanha; Lauro Cosme dos Reis Filho; José Gomes da Frota, os três últimos in memorian. 

Além desses, o ortopedista e cirurgião da coluna Max Muller Bezerra Mourão também recebeu certificado da Alece, o médico é membro titular da SBOT. A mesa da solenidade contou ainda com a participação do homenageado e ex-presidente da SBOT José Nilo Dourado. 

Acompanhe a íntegra da solenidade abaixo


Edição:Clara Guimarães

Veja também