Bruno Pedrosa celebra aprovação de projetos do Governo e destaca avanços na economia e agricultura
Por Narla Lopes03/07/2025 12:43 | Atualizado há 10 horas
Compartilhe esta notícia:

O deputado Bruno Pedrosa (PT) destacou, durante o primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), nesta quinta-feira (03/07), a aprovação de três mensagens enviadas pelo Governo do Estado, classificando o momento como “um dia histórico” para o povo cearense.
Ele citou projeto do Poder Executivo que autoriza o pagamento de indenizações por desapropriações relacionadas à implantação do polo industrial automotivo no município de Horizonte. O parlamentar classificou o projeto como uma conquista aguardada há décadas. “Quero aqui parabenizar ao governador, mas também a toda esta Casa, a todos os atores envolvidos por esta conquista histórica”, disse.
Na sequência, destacou a aprovação de projeto do Governo do Estado que institui a modalidade de aquisição centralizada de produtos da agricultura familiar para abastecer diversas secretarias estaduais. O deputado explicou que a nova legislação garante que de todos os alimentos que forem comprados, há obrigatoriedade que 30% venha da agricultura familiar.
“Ela garantiu para a agricultura familiar um papel fundamental na promoção da justiça social, da segurança alimentar e no desenvolvimento da economia cearense, gerando oportunidade de emprego e renda para os agricultores familiares e garantindo a quantidade e a qualidade desses produtos para a nossa população”, disse.
Pedrosa também destacou o caráter sustentável da agricultura familiar. “As práticas da agricultura familiar tendem e geralmente são mais sustentáveis, com o uso de menos agrotóxicos. Isso protege o nosso futuro, o futuro do nosso meio ambiente”, sublinhou.
Em seguida, Bruno Pedrosa celebrou a terceira mensagem aprovada, relacionada à parceria com o terceiro setor, destacando o apoio ao Festival Halleluya, ao Natal de Luz e, especialmente, ao Movimento Saúde Mental, conduzido pelo padre Rino, no bairro Bom Jardim. O parlamentar frisou a importância da instituição e lembrou a aprovação de uma emenda à Constituição Estadual que inclui a saúde mental como área obrigatória de formulação de políticas públicas.
Encerrando seu pronunciamento, Pedrosa relatou visita aos municípios de Guaraciaba do Norte e Croatá, onde ouviu demandas da população pela recuperação da CE-327, que liga os dois municípios. “Essa estrada é de 1982, já passou por reformulações, mas hoje a população cresceu muito. Fica aqui a nossa solicitação, o nosso pedido ao governador”, declarou.
Em aparte, o deputado Missias Dias (PT) parabenizou Bruno Pedrosa pelo pronunciamento e destacou a importância da lei que destina 30% das compras públicas à agricultura familiar. Ele afirmou que a medida fortalece cadeias produtivas e evita o êxodo rural, melhorando a qualidade de vida no campo. Missias lamentou que alguns deputados tenham se recusado a votar por envolver o MST e defendeu o movimento. “O MST são trabalhadores e trabalhadoras dignos, que lutam todos os dias para produzir alimentos no nosso Estado”, disse.
Edição: Lusiana Freire
Veja também

Jô Farias agradece a colegas por aprovação de projeto de implantação do polo automotivo em Horizonte
Autor: Luciana Meneses
De Assis Diniz destaca trajetória política e defesa das lutas sociais
Autor: Giovanna Munhoz